Daniela20170308_202738No dia 8 de março de 2017, realizaram-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) as provas de doutoramento de Daniela Cristina Carneiro Pedrosa, aluna do curso de doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia.

A tese, com o título “Autorregulação e Corregulação das Aprendizagens no Ensino Superior: Estratégias Adotadas por Alunos de Programação de Computadores”, foi aprovada com a classificação máxima atribuída na UTAD, por unanimidade do júri.

A Daniela Pedrosa, bolseira do CIDTFF, beneficiou de uma bolsa de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, sendo orientada pelo investigador do CIDTFF o Professor Doutor José Paulo Cravino da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e coorientada pelo Professor Doutor Leonel Morgado da Universidade Aberta e investigador do INESC TEC e pelo Professor Doutor Carlos Barreira da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

 

Resumo:

Com o objetivo de ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades de aprendizagem na transição do nível inicial para o nível avançado de competências em programação de computadores, de preparar os alunos para a realidade laboral real e no desenvolvimento de um conjunto adequado de estratégias de autorregulação e de corregulação da aprendizagem, foi adotada uma abordagem de ensino: a abordagem SimProgramming.

Este projeto de investigação é principalmente de natureza qualitativa, em que se adotou o método de estudo de casos, sendo três os casos estudados, que estão relacionados com a aplicação da abordagem SimProgramming.

A abordagem SimProgramming foi concebida e implementada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em duas UC (Metodologias de Programação 3 e Metodologias de Programação 4) do segundo e terceiro anos dos cursos de licenciatura em Engenharia Informática e Tecnologias de Informação e Comunicação.

A abordagem SimProgramming é baseada em quatro fundamentos conceptuais: 1) ambiente de aprendizagem de simulação empresarial (“business-like”); 2) autorregulação das aprendizagens; 3) corregulação das aprendizagens; e 4) avaliação formativa. Os alunos desenvolvem uma atividade baseada na aprendizagem baseada em problemas (PBL) ao longo de quatro fases, com um conjunto específico de tarefas específicas com base nesses quatro fundamentos conceptuais.

Foram feitas algumas alterações de desenho de aprendizagem em tarefas específicas, que resultaram de sugestões de melhoria por parte dos alunos, objetivos de aprendizagem delineados pelos professores e observações anteriores da investigadora durante a aplicação da abordagem.

Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos (n = 38) no final da atividade, com o intuito de identificar as estratégias de autorregulação adotadas pelos alunos durante a atividade de aprendizagem e para se prepararem para os testes escritos, identificar as estratégias de corregulação das aprendizagens adotadas pelos alunos na atividade, e verificar e compreender as perceções dos alunos sobre a avaliação formativa e sobre a abordagem SimProgramming.Também foi realizada a análise temática aos formulários semanais individuais e aos formulários quinzenais em equipa (Caso 1; Caso 2), e às reuniões quinzenais (Caso 3) para identificar as estratégias dos alunos para autorregulação ou corregulação da aprendizagem durante a atividade. Assim como também se procedeu à análise da autoavaliação e heteroavaliação que os alunos realizaram. Foram analisadas as grelhas de registo sobre a dinâmica de trabalho em equipa e sobre a avaliação final do trabalho, obtidas pela observação participante e pelas notas de campo.A abordagem SimProgramming apresenta-se como uma abordagem promissora para a aprendizagem do aluno e no desenvolvimento de competências de programação e interpessoais, de acordo com as perceções dos alunos. Os resultados apresentados suportam a noção de que a abordagem SimProgramming ajuda a melhorar as estratégias de autorregulação e de corregulação de aprendizagem dos alunos.Os fatores que influenciam a motivação mais frequentemente identificados pelos alunos foram o impacto da avaliação na nota final, a vontade de conclusão do curso, a aprendizagem, o desenvolvimento de competências e o trabalho em equipa.De acordo com as perceções dos alunos, a avaliação formativa tem influência no desempenho de aprendizagem, e os alunos têm várias maneiras de se avaliarem e de hetero-avaliar os seus colegas.Recomenda-se a adoção da abordagem SimProgramming em outros contextos educativos como forma de melhorar as práticas de ensino, incluindo técnicas para ajudar os alunos na sua aprendizagem. As alterações efetuadas a algumas tarefas específicas foram adequadas para atingir os objetivos de aprendizagem. Igualmente, recomenda-se o desenvolvimento de práticas educativas que ajudem os alunos a refletirem e a consciencializarem-se sobre o seu trabalho, a transformarem a informação, a adotarem estratégias de concentração, a autoavaliarem-se e a refletirem sobre as suas dificuldades específicas.

Palavras-chave: Autorregulação das aprendizagens; Corregulação das aprendizagens; Avaliação formativa; Abordagem de Ensino; Abordagem SimProgramming; Ciências da Computação.