Isabel Vizinho & Isabel Cabrita (CIDTFF) | Contributos para o desenvolvimento do sentido do número racional, pp. 269-312

Resumo:

Uma adequada compreensão dos números racionais revela-se fundamental para a construção mais lata do sentido de número, imprescindível ao progresso das ciências e a uma vida com maior qualidade.

Tal compreensão vai-se cimentando numa inter-relação constante entre os significados pessoais ( e sociais) que se vão atribuindo àquele constructo ao longo do tempo – a sua ontogénese – e os significados institucionais veiculados pela escola.

Como aqueles significados evoluem de forma idêntica à filogénese histórico-cultural dos números racionais, é fundamental que a filogénese institucional esteja alinhada com aquela. Isso nem sempre acontece, o que pode continuar a comprometer a ontogénese dos números racionais e, consequentemente, uma adequada apropriação daquele constructo.

– – – – –

Referência:
Vizinho, I., & Cabrita, I. (2020). Filogéneses histórico-cultural e institucional dos números racionais. In E. Mamede, H. Pinto e C. Monteiro (org.) Contributos para o desenvolvimento do sentido do número racional. (pp. 269-312). Lisboa: Associação de Professores de Matemática (APM).

ISBN: 978-972-8768-72-0