Frederico Lopes, Rosa Madeira (CIDTFF) & Carlos Neto | Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, número temático, pp. 31-52

Resumo:

Neste artigo, pretendemos refletir sobre o direito das crianças à cidade, assumindo o seu papel de “espacialistas” que participam na transformação dos espaços públicos em lugares com significado. Os indícios de mudança nas condições e disposições da sociedade em relação à presença das crianças, enquanto corpo em movimento que transita entre espaços desiguais, trazemconsigo territórios comuns a diferentes disciplinas que investigama infância. Deste modo, situamos aqui o contributo que a psicologia ambiental oferece ao diálogo entre áreas de conhecimento que problematizam a invisibilidade física e social das crianças e reclamam políticas públicas para a infância como condição de cidadania.

Palavras-chave: affordance;experiência de lugar;cidade lúdica

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Referência:
Lopes, F., Madeira, R., & Neto, C. (2020). O Direito das Crianças à Cidade apropriada como lugar de Liberdade e de (inter)Ação. In Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número Temático -Direitos das crianças: abordagens críticas a partir das ciências sociais, pp. 31-52. https://doi.org/10.21747/08723419/soctem2020a2