Rosa Maria Faneca(CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) | Mobilidades linguístico-culturais: reflexões epistêmicas para o ensino, pp.152-169

Excerto:

“O presente estudo analisa um programa de formação contínua
de professores orientado para a integração linguística e educativa de
alunos com histórias migratórias em contexto português europeu
(PE). A pluralidade linguístico-cultural crescente das escolas, reconhecida
pelos docentes (FANECA et al., 2016, 2018), remete para
a necessidade de programas de formação contínua de professores
orientados para o desenvolvimento de competências didáticas plurais,
isto é, que promovem abordagens plurilingues e (inter)culturais,
integradoras, flexíveis e reflexivas em sala de aula. Portugal, país
que acolhe jovens com diferentes origens culturais e linguísticas
(SEF-RIFA, 2018), é naturalmente chamado a integrá-los no sistema
educativo, construindo oportunidades de sucesso que estimulem o
seu desenvolvimento bilíngue/plurilíngue. Assim, é importante que
os professores, convocados, cada vez mais, a reequacionar e reorganizar
currículos com uma margem de autonomia reconhecida (DGE,
2017), contemplem uma pedagogia diferenciada e intencional para a
diversidade linguística e cultural capaz de incluir novas populações
escolares (desde as comunidades com mais história de fixação no
país, como as oriundas dos Países de Língua Oficial Portuguesa,
até públicos com contactos mais recentes com Portugal, como as
recentes populações refugiadas).”

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Referência:
Faneca, R. M., & Araújo e Sá, M. H. (2020). Línguas e culturas de herança na escola portuguesa: formação e práticas de professores. In A. A. L. Ramos e R. Lima (orgs.), Mobilidades linguístico-culturais: reflexões epistêmicas para o ensino (152-169). http://www.edicoesmakunaima.com.br/catalogo/2-critica-literaria/46-mobilidades-linguistico-culturais (ISBN: 978-65-87250-12-0)