Filipe T. Moreira, Isabel Cabrita (CIDTFF), Maria José Loureiro (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) | Medi@ções, 8, 2, pp. 47-62

Resumo

A programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM.

ver mais

– – – – –

Referência:
Moreira, F. T., Cabrita, I., Loureiro, M. J., & Guerra, C. (2020). Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn. Medi@ções, 8, 2, 47-62. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/267