Conceição Siopa (CIDTFF) & Luísa Álvares Pereira (CIDTFF) | Estudos aplicados à prática da escrita acadêmica: Colocando a mão na massa (Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo V. 3), pp. 49-83

Excerto da introdução:

“O texto “Experiência de ensino da escrita acadêmica na universidade”, de Conceição Siopa e Luísa Álvares Pereira, busca orientar “práticas de escrita acadêmica segundo modelos do gênero textual”, partindo da premissa de que “o modelo de ensino de escrita baseado no gênero de textos tem gerado um interesse crescente nas três últimas décadas e tem tido um impacto considerável na forma como se compreende o discurso e se ensina a língua”. Nesse capítulo, as autoras apresentam um dispositivo didático para o ensino-aprendizagem do resumo escolar-acadêmico (a recensão crítica), assumindo que a compreensão de professores sobre o conceito de gênero tem “permitido transformar métodos de ensino, desenvolver currículos e programas e criar materiais instrucionais mais adequados às reais necessidades dos estudantes que atualmente frequentam a escola e a universidade”.

Referência:
Siopa, C., & Pereira, L. Á. (2020). Experiência de ensino da escrita acadêmica na universidade. D. L. D. I. Rodrigues & J. Q. G. Silva (Eds.),  Práticas discursivas em letramento académico: Colocando a mão na massa (pp. 49-83). PUC Minas. https://issuu.com/cespuc-centrodeestudosluso-afro-bra/docs/praticas_discursivas-v3