Maria Boné (CIDTFF), Maria João Loureiro (CIDTFF) & Jorge Bonito (CIDTFF) | Holos, v.6

Resumo:

Em alguns países, a educação de crianças em suporte básico de vida (SBV) é obrigatória, enquanto em muitos outros existem apenas iniciativas locais e regionais. O objetivo deste trabalho é conhecer as competências reveladas por alunos sujeitos à aprendizagem de SBV, em países europeus, com base na revisão da literatura disponível. Foram analisados 29 artigos. Pode concluir-se que: a) as crianças apresentam-se recetivas e entusiasmadas, tornando a aprendizagem eficaz, com benefícios sociais, podendo ser multiplicadoras do ensino; b) os professores treinados podem ensinar tão eficazmente quanto os profissionais de saúde; c) a idade ideal para o início do ensino de compressões torácicas é cerca dos 12 anos; d) a proporção de espetadores treinados aumentará com a educação escolar.

Referência:
Boné, M., Loureiro, M. J., Bonito, J. (2020). Suporte básico de vida na escola: O relato da evidência. Holos, 6,  e8959. http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8959