Entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2021 teve lugar uma semana de formação online, realizada no âmbito do projeto Erasmus+ LoCALL – Locall Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context.

A formação foi composta por sessões síncronas e assíncronas, incluindo várias atividades na Google Classroom e a utilização de plataformas e ferramentas como Padlet, Perusall, zoom, entre outros.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se:

(i) webinars:
Exploring multimodal variance in pandemic-related regulatory signage – Jannis Androutsopoulos, da Universidade de Hamburgo;
From Landscapes to Sensescapes: The Implications of Translanguaging for Linguistic Landscapes Research – Josh Prada, da Indiana University;
– e Multimodal Translanguaging in the Linguistic Landscape: In Support of Language Reclamation and Maintenance – Corinne Seals, da Victoria University of Wellington).

(ii) visitas virtuais a museus:
Looking at Mozambican Portuguese through a kaleidoscope – Perpétua Gonçalves, da Eduardo Mondlane University
A virtual promenade through “Ciudad Vieja: mapas lingüísticos” – Raquel Carinhas, do I.P. Camões, no Uruguai;

(iii) trabalho de grupo para a criação de jogos com a APP do Projeto (em fase de testagem);

(iv) troca de postais sobre paisagens linguísticas com amigos secretos e (v) uma festa final com um jogo kahoot.

Algumas das sessões síncronas (como a sessão de abertura, o webinar ou as visitas a museus) foram gravadas e estão já disponíveis no canal de YouTube do projeto.

Os objetivos desta semana de formação eram os seguintes:

1. Refletir sobre e discutir o conceito de Paisagem Linguística e a sua integração nas práticas educativas docentes.

2. Promover a consciência sobre a presença das línguas, seus papéis e dinâmicas na comunidade.

3. Desenvolver conhecimento sobre as potencialidades acrescidas da exploração da Paisagem Linguística, utilizando a LoCALL App.

Em termos de balanço preliminar, podemos referir que a semana de formação contou com a participação de 65 elementos registados como participantes, oriundos de 20 países diferentes e com perfis diferenciados, indo de professores universitários, alunos de mestrado e doutoramento, a investigadores ou professores.

Nas respostas ao questionário, que se encontra ainda online, pode já aperceber-se que os participantes deram um feedback muito positivo às diferentes atividades, dando ainda algumas sugestões que poderão ser relevantes para a organização da próxima semana de formação do projeto, que estará a cargo da equipa de Estrasburgo.

A Training Week do projeto foi coordenada por Ana Raquel Simões, contando com o apoio da coordenadora local do projeto, Mónica Lourenço, e de uma equipa alargada, a quem agradecemos o apoio: Alexandra das Neves; Bruna Batista; Helena Araújo e Sá; Francisco Silva; Maria José Loureiro; Raquel Carinhas; Rosa Faneca; Sílvia Melo-Pfeifer; Susana Senos e duas alunas de mestrado que estão no programa PIC-EDU do projeto, Rosalba Graterol e Maria Beatriz Santos.

Houve ainda um grupo de tutores/formadores que acompanharam os 7 grupos de trabalho durante as duas sessões de trabalho de grupo, a quem a equipa agradece a disponibilidade e empenho: Alexandra das Neves; Ana Raquel Simões; Bruna Batista; Dionísia Laranjeiro; Helena Araújo e Sá; Francisco Silva; Lisa Brinkmann; Lúcia Pombo; Maria José Loureiro; Maria Siemushyna; Margarida Marques; Mónica Lourenço; Raquel Carinhas; Rosa Faneca; Sílvia Melo-Pfeifer; Susana Pinto e Susana Senos.