Margarida M. Pinheiro (CIDTFF) & Alberto J. Costa (GOVCOPP) (Eds.) | Routledge

O livro “Accounting Ethics Education: Teaching Virtues and Values”, editado pelos investigadores Margarida M. Pinheiro (CIDTFF) & Alberto J. Costa, já se encontra disponível no site da Editora e na Amazon.

A obra reúne uma diversidade de contributos de especialistas convidados e de renome. Promove uma reflexão abrangente sobre como a ética pode e deve ser ensinada aos estudantes de contabilidade, discutindo e destacando a investigação mais actualizada sobre educação ética contabilística, e é uma referência essencial no campo.

O tema da educação ética contabilística é fundamental para promover uma consciência ética que pode impedir a forma como alguém age ou se comporta, especialmente em relação aos outros. A questão é que a educação contabilística não pode existir sem educação ética e os contabilistas devem ser tecnicamente proficientes e eticamente sensíveis, uma vez que o comportamento ético é vital para o estatuto e credibilidade da profissão contabilística. E esta sensibilidade deve ser desenvolvida enquanto o futuro profissional ainda cultiva a sua estrutura moral e intelectual dentro do ambiente de aprendizagem escolar: o carácter e o raciocínio prático são cruciais porque incluem não só o conhecimento de regras e princípios, e a sua correcta aplicação, mas também valores e virtudes.

Examinando múltiplas perspectivas, este livro estimula o debate académico ao proporcionar investigação de ponta e perspicaz, vital para todos os interessados e imersos nestes assuntos. Começa com uma perspectiva histórica de educação ética contabilística e continua com a exploração de desafios, oportunidades e desenvolvimentos na área. Considera-se de grande valor para académicos, estudantes, investigadores e profissionais nas áreas da contabilidade, educação contabilística e ética.

ver mais | UA online

– – – – –

Referência:
Pinheiro, M. M., & Costa, A. J. (Eds.) (2021). Accounting Ethics Education: Teaching Virtues and Values. Routledge. https://www.routledge.com/Accounting-Ethics-Education-Teaching-Virtues-and-Values/Pinheiro-Costa/p/book/9780367337421