11 março, 2021 | 14h00 – 16h00 (hora de Lisboa) | Online (zoom)

A cerimónia de lançamento do livro “Interculturalidade e plurilinguismo nos discursos e práticas de educação e formação em contextos pós-coloniais de língua portuguesa”, editado pelas investigadoras Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA, Portugal) & Carla Ataíde Maciel (Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique) consistirá numa mesa redonda onde se irá discutir a importância educativa, social, política do livro e dos vários assuntos nele abordados.

Paulo Speller, Secretário Geral da OEI, primeiro Reitor da Universidade de Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira, e autor do posfácio do livro, participará como moderador da mesa redonda, que conta com a participação dos palestrantes:

Ana Paula Laborinho – Diretora em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI); anterior Presidente do Instituto Camões; anterior Presidente do Instituto Português do Oriente

Cristina Montalvão Sarmento – Secretária-geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)

João Boaventura Ima Panzo – Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Patrick Chardenet – Diretor da Coleção “Champs Didactiques Plurilingues” da qual a obra faz parte.

Severino Ngoenha – Reitor da Universidade Técnica de Moçambique; Cátedra de Filosofia Intercultural na Universidade Pedagógica de Maputo

Conta-se ainda com a presença de autores dos 15 capítulos.

A sessão é aberta mas exige inscrição em https://forms.gle/3WD47NAT81MKHXkZA
Link para a sessão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85173593533

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Sinopse:

Esta obra decorre do crescente interesse em estudos com foco no plurilinguismo e na interculturalidade em espaços de educação e formação, e, ainda, do reconhecimento da ausência generalizada de pesquisas sobre estas questões em contextos pós-coloniais de língua portuguesa, onde a diversidade linguístico-cultural endógena e exógena é marcada por desafi os e tensões decorrentes de percursos históricos complexos e singulares.

O livro reúne 15 artigos assinados por 23 investigadores, especialistas em educação, linguistas ou didatas de línguas, que refl etem sobre os discursos e as práticas de educação e formação em espaços onde o português está em contacto com outras línguas europeias (o inglês e o francês) e não europeias (como línguas tupí-guarani, bantu, khoisan, indo-arianas, austronésicas e papuas), em contextos africanos (Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde), asiáticos (Goa, Timor-Leste e Macau) e, ainda, no contexto latino-americano brasileiro. São, pois, divulgados resultados de pesquisas sobre a educação plurilingue e intercultural envolvendo a língua portuguesa, em espaços geopolíticos diversos e com múltiplas confi gurações.

Numa altura em que a língua portuguesa se evidencia no contexto global, este livro proporciona múltiplas viagens nos tempos e espaços que os falantes desta língua têm cruzado e onde se encontram com outras línguas e culturas, evidenciando de que modo a educação tem sido e pode ser considerada como componente fundamental desta aventura.