6 março – 17 abril, 2021 | Online

Acreditado pelo Centro Científico-Pedagógico de Formação Contínua para todos os grupos de docência, o Curso “Ground_Up – Programa de Resolução Colaborativa de Problemas para Líderes na Educação” avança para a 6ª Edição, a 2ª Edição online, no próximo dia 6 de março.

Em tempo de pandemia este programa formativo está disponível em duas versões eLearning: as edições realizadas para grupos à escala nacional e o “Ground_up Escola a Escola”, dirigido a grupos de professores e outros agentes educativos na mesma Comunidade Educativa. 

Candidaturas até 25 fevereiro, 2021 (ver procedimentos)

Ser professor nunca foi tão exigente como nos dias de hoje. Num contexto educativo em que os professores enfrentam múltiplos desafios, aos quais se somam os obstáculos decorrentes da pandemia Covid-19, é crucial que os líderes educativos e outros agentes educativos construam juntos novas respostas.

Neste sentido, os formadores Alexandra Ataíde (CIDTFF) e Armando Fernandes Guimarães, no âmbito da iniciativa de inovação social Ground_up, e em parceria com a Universidade de Aveiro e a ASSP – Associação de Solidariedade Social dos Professores, conduzem um programa online disruptivo de valorização e capacitação de docentes, membros de direção, e outros atores educativos, para a resolução colaborativa de problemas como a desmotivação nos alunos, o burnout nos professores, a burocracia no trabalho do docente, a reduzida colaboração ou o abandono escolar.  

Entre 28 de novembro de 2020 e 16 de janeiro de 2021, docentes de diferentes Comunidades Educativas no país integraram a 1ª edição do Ground_up eLearning e reportam que esta foi uma experiência de aprendizagem significativa e surpreendente.

O Programa Ground_up é uma mastery experience em que os participantes, em apenas 25 horas, aprendem e experienciam um processo estruturado de resolução criativa de problemas, assim como constroem e implementam soluções para problemas nas suas escolas, com recurso a diferentes metodologias colaborativas e de problem-solving que potenciarão a inovação educativa. Ao longo das sessões os participantes conhecem diferentes projetos e práticas educativas de impacto social, assim como vão receber a visita de um empreendedor social.

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Responsável Científico-Pedagógica: Anabela Pereira (CIDTFF & Cintesis, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro)

Formadores : Alexandra Ataíde (CIDTFF) e Armando Fernandes Guimarães