Lívia Miranda de Paulo, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo – USP (São Paulo, Brasil), deu início ao estágio de pós-graduação no Departamento de Educação e Psicologia. O estágio faz parte do programa de bolsas de Doutorado-sanduíche da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculado ao Ministério da Educação do Brasil.
Orientado pela investigadora do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – e docente do Departamento de Educação e Psicologia Maria Helena Araújo Sá, o estágio acontecerá entre 15 de março e 30 de junho de 2017, no âmbito dos estudos em intercompreensão entre línguas românicas desenvolvidos no Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras – LALE.
O principal objetivo do estágio é contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em curso no Brasil, sob orientação da Professora Doutora Heloisa Albuquerque-Costa (USP), intitulada “A intercompreensão de línguas românicas e a leitura de textos acadêmicos na formação dos estudantes de Letras: da aplicação de estratégias às aquisições linguísticas e textuais”. Mais especificamente, no que concerne à metodologia para o tratamento e análise dos dados coletados, bem como a escrita crítica dos resultados destas análises e suas implicações no desenvolvimento científico da área em estudo.
O programa do período de estágio compreende diferentes atividades, como pesquisa bibliográfica da produção científica do LALE sobre intercompreensão, participação nas aulas doutorais, além da realização de seminários de investigação e redação de artigos científicos para publicação.