10 março, 2021 | 14h30 | Videoconferência
Realizam-se no dia 10 de março, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Vita Gouveia Emanuel, com o título “Disciplina de história no ensino primário angolano: do currículo instituído e implementado a apresentação de propostas de melhoria”.
Vita Emanuel é orientado pelas investigadoras Nilza Costa (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro), Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro) e Isabel Barca (CITCEM-FLUP, da Universidade do Porto).
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Resumo:
Esta investigação objetiva uma compreensão crítica da relação entre dois objetos de estudo interrelacionados, nomeadamente: o currículo instituído da disciplina de História no Ensino Primário (EP) em Angola (5.ª e 6.ª classes), e conceções e práticas pedagógico-didáticas (P-D) de professores sobre o seu desenvolvimento e gestão ao nível da escola e da sala de aula. De referir que o EP em Angola tem sofrido mudanças curriculares assinaláveis, ao nível político, porém existe pouca investigação realizada no país, que possa sustentar as mesmas.
Atendendo à influência crescente de políticas educativas internacionais que regulam os sistemas educativos nacionais, o referencial enquadrador do estudo partiu de uma abordagem sobre perspetivas educativas político-normativas (internacionais, regionais – continente africano, e nacionais – Angola), e teóricas subjacentes ao Currículo e Didática, no geral, e à Educação Histórica, em particular.
Este referencial serviu de ponto de partida para o desenvolvimento de um estudo empírico que procurou responder às seguintes questões de investigação: Quais os pressupostos político-normativos e teóricos enquadradores do currículo instituído da disciplina de História no EP em Angola? Que conceções professores do EP em Angola revelam possuir relativamente ao currículo instituído e ao desenvolvimento e gestão do processo de ensino-aprendizagem e avaliação (EA-Av) da disciplina de História? Que características apresentam práticas P-D de professores do EP em Angola relativamente ao desenvolvimento e gestão do processo de EA-Av da disciplina de História? Que relações existem entre as dimensões instituída e implementada do currículo de História do EP em Angola e como potenciá-las?
O estudo insere-se no paradigma interpretativo, de natureza qualitativa, e foi estruturado em duas fases complementares. Numa 1.ª fase, procedeu-se à análise documental dos Programas oficiais da disciplina de História nas 5.ª e 6.ª classes, feita com base numa grelha de análise construída e validada, e, na 2.ª fase, desenvolveu-se um Estudo de Caso centrado numa escola pública da cidade de Luanda e que envolveu três professores e dois coordenadores de classes, com recurso a técnicas de recolha e análise de dados de diferente natureza. Assim, como técnicas de recolha de dados recorreu-se à análise documental de planos de aulas, enunciados de provas e de exame, ao inquérito por entrevista a professores e coordenadores de classes, à observação direta, não participante, de nove aulas da disciplina de História de três professores, e que deram origem a narrações multimodais das aulas observadas, complementadas com o diário do investigador. Para a análise de dados foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo e a abordagem multimodal. Para o efeito, definiu-se um modelo de análise que incluiu dimensões, categorias e subcategorias, tendo este constituído o olhar norteador de toda a análise.
Os resultados da 1.ª fase do estudo indicam que, embora nem sempre de forma explícita e consistente, os Programas traduzem determinados alinhamentos com princípios, aspirações e finalidades enquadrados nas Agendas 2030 da ONU (4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável/ODS), e 2063 da UA, na Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino de Angola, bem como no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022. Revelam, porém, uma reduzida adequação à perspetiva da “cognição histórica situada” e ausência de “consistência curricular” nalgumas dimensões (por exemplo, na fundamentação curricular). Os resultados da 2.ª fase mostram que os professores dispõem de uma diminuta autonomia curricular e capacidade de integrar de forma contextualizada saberes universais e locais, pois as suas práticas assentam, fundamentalmente, na reprodução do conteúdo curricular elaborado centralmente. Verificou-se, nesta linha, tendências de práticas predominantemente expositivas, transformadas em monólogos do professor, com a preocupação de transmissão oral da matéria, a ser reproduzida pelos alunos. Assim, tal sugere um reduzido alinhamento entre o instituído e o implementado, assim como com perspetivas atuais ao nível da Didática, Desenvolvimento e Gestão Curricular em geral, e da Educação Histórica, em particular.
Com base no estudo realizado, são feitas recomendações que visam contribuir para o processo de revisão curricular em curso no País, que assegurem uma consistência curricular nos Programas e a possibilidade de se trabalhar os conhecimentos universais em diálogo efetivo com os saberes locais e, eventualmente de interesse, também, para outros países com culturas profissionais semelhantes. O estudo deixa ainda sugestões para investigações posteriores, por exemplo o desenvolvimento de projetos de investigação-ação colaborativos e participativos, no sentido de potenciar o desenvolvimento de saberes profissionais dos professores.
Palavras-chave: Ensino Primário em Angola; Disciplina de História; Educação Histórica; Conceções e práticas de professores; Currículo instituído e implementado
Este projecto será uma mas valia para o desenvolvimento do ensino em Angola…Boa sorte!