A I Conferência Internacional sobre as Línguas de Angola no Sistema de Educação e Ensino, a ter lugar dia 13 de Dezembro de 2022, no Arquivo Nacional de Angola, em Luanda, conta um poster da (co)autoria de Maria Helena Araújo e Sá, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Intitulado “Representações de futuros professores de Língua Portuguesa face à diversidade linguístico-cultural das crianças – um estudo no ISCED-Huíla”, o poster da autoria de Miguel Cambibnda Ngueve Kanuku (mestre pelo Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla) e de Maria Helena Araújo e Sá, que supervisionou este trabalho, apresenta um estudo que visa analisar as representações de futuros professores sobre a diversidade linguística e cultural (DLC) em Angola e o seu papel no processo de ensino aprendizagem do Português, processo este no qual serão chamados a intervir, enquanto professores, após a sua formação.

Subordinado ao tema “Línguas de Angola no currículo, um factor de transformação da Educação e de inclusão escolar”, o evento tem como objetivo discutir a problemática da inserção das línguas africanas nos sistemas de educação e construir uma estratégia para a inserção das línguas de Angola no currículo escolar.

Esta conferência foi organizada pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE) do qual Vita Gouveia Emanuel (doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro) é diretor-geral adjunto, em colaboração com o Instituto de Línguas Nacionais do Ministério da Cultura e Turismo, e conta com os apoios da Comissão Nacional do Instituto Internacional de Língua Portuguesa e do Bureau Internacional da Educação da UNESCO (BIE).

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