Era uma vez um projeto – o BiblioLab – que acreditava que a educação era como o bacalhau… sempre melhor com todos!

Este projeto começou no início da pandemia (vídeo) e foi crescendo em comunidade (vídeo). Atualmente, o BiblioLab fomenta a colaboração entre diversos parceiros educativos para elaborar, implementar e avaliar recursos educativos interdisciplinares.

Durante o mês de dezembro, o BiblioLab convida a viajar por Portugal, atravessando as portas das escolas e as fronteiras das disciplinas para que venham conhecer o trabalho de três comunidades interdisciplinares.

Esta viagem, com partida do CIDTFF, irá transportar-vos de barco até aos mares de Ílhavo, onde irão descobrir mais curiosidades sobre pescadores, faróis e faroleiros. Uma nova viagem no tempo irá levar-vos de comboio até Espinho rumo ao dia em que foi inaugurada a linha do Vale do Vouga, onde terão a oportunidade de conhecer a indústria local e o que melhor a caracterizava. Terminada esta viagem, a última paragem será no Parque das Serras do Porto, onde os alunos combatem terríveis invasores.

Gostariam de conhecer esta história e o modo como as diferentes escolas se estenderam à comunidade, implementando uma educação colaborativa? Fiquem atentos às mensagens da equipa do projeto, consultem o site do BiblioLab, ou, em alternativa, visitem-nos nas redes sociais: facebook e instagram.

– – – – –

“Projeto do Mês” é uma iniciativa do CIDTFF iniciada em 2022 que visa dar mais ampla visibilidade interna e externa aos projetos em curso no CIDTFF.

BiblioLab-ILC – Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature é um projeto financiado pelo CIDTFF, que tem como parceiros a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), a Câmara Municipal de Espinho (CME), o Agrupamento de escolas de Ílhavo (AEI), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) Escola Superior de Educação e a Yscience – Science Education, Lda.