No dia 3 de março de 2021, pelas 10h00, foi organizada uma sessão de apresentação do NaLoC – “Políticas Curriculares Nacionais e Locais: Aprendendo de práticas escolares a partir de um estudo de caso”, vencedor do primeiro concurso interno do CIDTFF para apoio a um projeto de investigação, promovido no âmbito do eixo temático “Políticas de educação e desenvolvimento”.
Em formato online, a sessão foi conduzida pela Coordenadora do projeto, Manuela Gonçalves, após uma breve intervenção da Coordenadora do CIDTFF, Helena Araújo e Sá, que deu as boas-vindas aos participantes.
Na sessão – que tinha como objetivo apresentar as linhas gerais do projeto – estiveram presentes 28 pessoas, entre as quais Manuel Alexandre e Miguel Almeida, respetivamente Diretor e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe (AERNP) de Cacia, instituição parceira deste projeto.
Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do orçamento base do CIDTFF (projeto UIDB/00194/2020), o NaLoC é um projeto de investigação sobre políticas em Educação que tem como principal finalidade desenvolver conhecimentos (em parceria) acerca de como os atores educativos (re)interpretam as políticas curriculares nacionais (em Portugal) e como estas são contextualizadas ao nível das escolas. A sua equipa é constituída por investigadores do Centro de Investigação em Didática em Tecnologia (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, instituição coordenadora, professores do AERNP – Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe (Cacia) e membros da ADACE – Associação de Defesa do Ambiente Cacia-Esgueira. Com uma duração de 36 meses, teve início em dezembro de 2020 e terminará em novembro de 2023