Já se encontram disponíveis em versão digital os 3 volumes da coletânea “Reflexões em torno de Metodologias de Investigação”, dedicados aos temas métodos (volume 1), recolha de dados (volume 2), e análise de dados (volume 3).
Coordenados pelos investigadores do CIDTFF, António Moreira, António Pedro Costa, e Patrícia Sá, os três volumes contam com um total de 15 artigos, derivados do trabalho desenvolvido por alunos dos Programas Doutorais em Educação e em Multimédia em Educação, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em disciplinas de Metodologia de Investigação Científica.
Sobre as obras:
VOLUME 1:
Os textos apresentados neste volume constituem reflexões críticas que têm por base alguns métodos de investigação qualitativa (Estudo de caso, Investigação-Ação, Teoria Fundamentada, Educational Design Research e Designs Quasi-experimentais). Os organizadores e autores não olham para estas reflexões como algo fechado, mas como ponto de partida… Os capítulos que se apresentam nesta publicação resultam do trabalho realizado pelos doutorandos da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação dos Programas Doutorais em Educação e em Multimédia em Educação no ano letivo 2019/2020. Estes trabalhos propostos foram revistos por um painel de especialistas, reformulados e publicados.
CONTEÚDOS: | |
Prefácio | Clara Coutinho |
Introdução | Lucimara Fabiana Fornari |
Estudo de Caso: método de pesquisa qualitativa ou método qualitativo de pesquisa? | Joan Rios |
Reflexão Crítica sobre Métodos e Técnicas de Recolha de Dados: Investigação-Ação | Ana Traqueia, Emilce Pacheco e Eugénia Taveira |
Teoria fundamentada: abordagens e possibilidades em Ciências da Educação | Mariana Bento Lopes e Lorena Sousa |
Educational Design Research | Isabel Bernardo |
Reflexão Crítica sobre estudos Quasi-Experimentais | Cláudia Euzébio, Diana Soares e Tânia Soares |
VOLUME 2:
Os textos apresentados neste volume constituem reflexões críticas que têm por base algumas técnicas de recolha de dados de investigação qualitativa (Inquérito por Questionário e Inquérito por Entrevista, Focus Group, Photovoice e Foto-elicitação e Testes Estatísticos). Os organizadores e autores não olham para estas reflexões como algo fechado, mas como ponto de partida… Os capítulos que se apresentam nesta publicação resultam do trabalho realizado pelos doutorandos da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação dos Programas Doutorais em Educação e em Multimédia em Educação no ano letivo 2019/2020. Estes trabalhos propostos foram revistos por um painel de especialistas, reformulados e publicados.
CONTEÚDOS: | |
Prefácio | Ronaldo Nunes Linhares |
O incontornável dilema da coleta de dados | Jaime Ribeiro |
Técnicas de recolha de dados em investigação: Inquirir por questionário e/ou inquirir por entrevista? | Bruna Batista, Domingas Rodrigues, Elisabete Moreira e Francisco Silva |
Modera, observa, escuta e foca-te na conversa de grupo – uma reflexão crítica | Patrícia Christine Silva e Marta Fortunato |
Imagens que contam histórias: o Photovoice e a Foto-elicitação na investigação qualitativa | Andrea Ulhôa, Carina Capela, Erika Ribeiro e Marina Mota |
Testes Estatísticos: breves reflexões | Luís Dionísio Paz Lapa |
Testes Estatísticos: uma ferramenta importante em pesquisas quantitativas | Ana Nascimento, Cleidson Venturine, João Demba e Aline Thatyana Aranda da Rocha Branco Alcantara Alves |
VOLUME 3:
Os textos apresentados neste volume constituem reflexões críticas que têm por base algumas técnicas de análise de dados de investigação qualitativa (Análise Temática, Análise de Discurso, Análise de Conteúdo, Análise Factorial e Análise de Variância). Os organizadores e autores não olham para estas reflexões como algo fechado, mas como ponto de partida… Os capítulos que se apresentam nesta publicação resultam do trabalho realizado pelos doutorandos da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação dos Programas Doutorais em Educação e em Multimédia em Educação no ano letivo 2019/2020. Estes trabalhos propostos foram revistos por um painel de especialistas, reformulados e publicados.
CONTEÚDOS: | |
Prefácio | Susana Oliveira e Sá |
Introdução | Catarina Brandão |
Uma visão prática da Análise Temática: Exemplos na investigação em Multimédia em Educação | Gabriela Reses e Inês Mendes |
Reflexão Crítica sobre Análise de Discurso | Ana Oliveira, Andreia Espain, Isabel Abelheira e Lúcia Lemos |
Técnica de Análise de Conteúdo: uma reflexão crítica | Eugénia Moura, Raquel Ramos, Salomé Simões, Yufei Li |
Análise Fatorial | Ana Mécia T. Romão e Cynthia Cravo |
Análise de Variância em investigação em Educação | Isabel Maria Rodrigues Bernardo e Sérgio Paulo Cossa |
– – – – –
Referências:
Moreira, A., Sá, P., & Costa, A. P. (Orgs.) (2021). Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: métodos. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/hmtj-qg49
Sá, P., Costa, A. P., & Moreira, A. (Orgs.) (2021). Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/ka02-fq42
Costa, A. P., Moreira, A., & Sá, P. (Orgs.) (2021). Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: análise de dados. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/dws9-6j98