Já se encontram disponíveis em versão digital os 3 volumes da coletânea “Reflexões em torno de Metodologias de Investigação”, dedicados aos temas métodos (volume 1), recolha de dados (volume 2), e análise de dados (volume 3).

Coordenados pelos investigadores do CIDTFF, António Moreira, António Pedro Costa, e Patrícia Sá, os três volumes contam com um total de 15 artigos, derivados do trabalho desenvolvido por alunos dos Programas Doutorais em Educação e em Multimédia em Educação, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em disciplinas de Metodologia de Investigação Científica.

Sobre as obras:

VOLUME 1:
Os textos apresentados neste volume constituem reflexões críticas que têm por base alguns métodos de investigação qualitativa (Estudo de caso, Investigação-Ação, Teoria Fundamentada, Educational Design Research e Designs Quasi-experimentais). Os organizadores e autores não olham para estas reflexões como algo fechado, mas como ponto de partida… Os capítulos que se apresentam nesta publicação resultam do trabalho realizado pelos doutorandos da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação dos Programas Doutorais em Educação e em Multimédia em Educação no ano letivo 2019/2020. Estes trabalhos propostos foram revistos por um painel de especialistas, reformulados e publicados.

CONTEÚDOS:
PrefácioClara Coutinho
IntroduçãoLucimara Fabiana Fornari
Estudo de Caso: método de pesquisa qualitativa ou método qualitativo de pesquisa?Joan Rios
Reflexão Crítica sobre Métodos e Técnicas de Recolha de Dados: Investigação-AçãoAna Traqueia, Emilce Pacheco e Eugénia Taveira
Teoria fundamentada: abordagens e possibilidades em Ciências da EducaçãoMariana Bento Lopes e Lorena Sousa
Educational Design ResearchIsabel Bernardo
Reflexão Crítica sobre estudos Quasi-ExperimentaisCláudia Euzébio, Diana Soares e Tânia Soares

VOLUME 2:
Os textos apresentados neste volume constituem reflexões críticas que têm por base algumas técnicas de recolha de dados de investigação qualitativa (Inquérito por Questionário e Inquérito por Entrevista, Focus Group, Photovoice e Foto-elicitação e Testes Estatísticos). Os organizadores e autores não olham para estas reflexões como algo fechado, mas como ponto de partida… Os capítulos que se apresentam nesta publicação resultam do trabalho realizado pelos doutorandos da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação dos Programas Doutorais em Educação e em Multimédia em Educação no ano letivo 2019/2020. Estes trabalhos propostos foram revistos por um painel de especialistas, reformulados e publicados.

CONTEÚDOS:
PrefácioRonaldo Nunes Linhares
O incontornável dilema da coleta de dadosJaime Ribeiro
Técnicas de recolha de dados
em investigação: Inquirir por questionário e/ou inquirir por entrevista?
Bruna Batista, Domingas Rodrigues, Elisabete Moreira e Francisco Silva
Modera, observa, escuta
e foca-te na conversa de
grupo – uma reflexão crítica
Patrícia Christine Silva e Marta Fortunato
Imagens que contam histórias:
o Photovoice e a Foto-elicitação na investigação qualitativa
Andrea Ulhôa, Carina Capela, Erika Ribeiro e Marina Mota
Testes Estatísticos: breves reflexõesLuís Dionísio Paz Lapa
Testes Estatísticos: uma ferramenta importante em pesquisas quantitativasAna Nascimento, Cleidson Venturine, João Demba e Aline Thatyana Aranda da Rocha Branco Alcantara Alves

VOLUME 3:
Os textos apresentados neste volume constituem reflexões críticas que têm por base algumas técnicas de análise de dados de investigação qualitativa (Análise Temática, Análise de Discurso, Análise de Conteúdo, Análise Factorial e Análise de Variância). Os organizadores e autores não olham para estas reflexões como algo fechado, mas como ponto de partida… Os capítulos que se apresentam nesta publicação resultam do trabalho realizado pelos doutorandos da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação dos Programas Doutorais em Educação e em Multimédia em Educação no ano letivo 2019/2020. Estes trabalhos propostos foram revistos por um painel de especialistas, reformulados e publicados.

CONTEÚDOS:
PrefácioSusana Oliveira e Sá
IntroduçãoCatarina Brandão
Uma visão prática da Análise Temática: Exemplos na investigação em Multimédia em EducaçãoGabriela Reses e Inês Mendes
Reflexão Crítica sobre Análise de DiscursoAna Oliveira, Andreia Espain, Isabel Abelheira e Lúcia Lemos
Técnica de Análise de Conteúdo: uma reflexão críticaEugénia Moura, Raquel Ramos, Salomé Simões, Yufei Li
Análise FatorialAna Mécia T. Romão e Cynthia Cravo
Análise de Variância em investigação em EducaçãoIsabel Maria Rodrigues Bernardo e Sérgio Paulo Cossa

– – – – –

Referências:

Moreira, A., Sá, P., & Costa, A. P. (Orgs.) (2021). Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: métodos. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/hmtj-qg49

Sá, P., Costa, A. P., & Moreira, A. (Orgs.) (2021). Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/ka02-fq42

Costa, A. P., Moreira, A., & Sá, P. (Orgs.) (2021). Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: análise de dados. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/dws9-6j98