Fátima Hartwig & Maria Helena Ançã (CIDTFF) | Novas Contribuições  em Investigação e Ensino em Língua Portuguesa, pp.25-51

Resumo:

“O ensino de uma línguaconfigura-se como um veículo de promoção da diversidade pelo papel de relevo que atribui ao multilinguismo presente nas sociedades contemporâneas, atravessadas pela heterogeneidade do contexto migratório atual. Neste quadro, impõem-se indubitavelmente responsabilidades aos professores, na medida em que o ensino de línguas, e no caso concreto da Língua Portuguesa (LP) precisa de ser uma ação planejada para agir na complexidade quotidiana das escolas. É necessário, então, que os docentes repensem o ensino da LP de forma mais ampla, e caminhem para uma proposta de educação intercultural e interlinguística. Tal ensino deverá permitr que a Língua Materna (LM) dos estudantes imigrantes e refugiados possa ser vista como uma oportunidade de desenvolvimento das competências plurilingues e pluriculturais.

Neste textos, pretende-se analisar, através de entrevistas semiestruturadas a duas professoras de escolhas públicas de Brasília, as suas percepções sobre o ensino da LP em contecto migratório, bem como as dificuldades, as necessidades sentidas e as metodologias utilizadas. Este estudo enquadra-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, na medida em que envolve a interpretação das concepções dos sujeitos, por meio da análise de conteúdo.

Os resultados apontam para o facto de o ensino do idioma do país de acolhimento, ser fundamental para a integração dos sujeitos / aprendentes na sociedade, porém existem entraves que gravitam em torno desse ensino: falta de material didático, utilização de metodologias universais, ausência da família na escola, desconhecimentodo funcionamento da LM desses alinos e ausência de formação continuada para os professores.”

– – – – –

Referência:
Hartwig, F & Ançã, M. H. (2020). Ensino da língua portuguesa em contexto migratório brasileiro. In S. Teixeira de Faria, F. C. A. Marques, M. C. Jiménez e O .C.  Duarte (Edits.), Novas Contribuições  em Investigação e Ensino em Língua Portuguesa (pp.25-51). Edición Punto Didot.