Rangel Domingos (CIDTFF), Maria da Conceição Mendes, Diana Oliveira (CIDTFF) & Nilza Costa (CIDTFF) | Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 9

Resumo:

A qualificação do corpo docente é uma das dimensões fundamentais da gestão organizacional das instituições de ensino superior/IES. Este artigo aborda a qualificação acadêmica e profissional docente/QAPD nos cursos de Direito em IES públicas Angolanas, através da análise documental de como esta é integrada em cinco Planos de Desenvolvimento Institucionais/PDI das sete Universidades públicas do País que ministram os referidos cursos. Esta análise, feita com base num instrumento desenvolvido pelos autores, foi precedida da construção de um referencial normativo e teórico, sobre a QAPD de docentes do Ensino Superior em geral, e da área do Direito em particular. Os resultados evidenciam que as referências à QAPD são muito gerais, o que parece remeter os PDI a um procedimento burocrático de regulação. Como implicações do estudo sugere-se que se aprofundem os resultados analisando outros documentos institucionais relacionados à operacionalização dos PDI das Faculdades de Direito.

Palavras-chave: Qualificação acadêmica e profissional; Docente de Cursos de Direito em Angola; Plano de Desenvolvimento Institucional; Ensino Superior

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Referência:
Domingos, R., Mendes, M. C., Oliveira, D., & Costa, N. (2021). Qualificação acadêmica e profissional dos docentes de cursos de direito em Angola: uma análise com base nos planos de desenvolvimento institucionais. Jornal de Políticas Educacionais, 15, 9. https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/78566