Já se encontra disponível o documento “Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia: Atas do Encontro internacional ‘A Voz dos Professores de C&T’ (VPCT 2020)”, editado pelos investigadores J. Bernardino Lopes (CIDTFF), J. Paulo Cravino (CIDTFF), Carla A. Santos & Eliane de Souza Cruz, que inclui vários textos da (co)autoria de investigadores do CIDTFF que damos a conhecer:

Aprendizagens matemáticas no pré-escolar: práticas no recreio | Sara Beatriz Pereira & Cecília Costa (CIDTFF) | p. 121 (Resumo. Artigo completo a ser publicado na APEDUC Revista)
Kahoot e Geogebra no apoio à aprendizagem de alunos que frequentam o apoio pedagógico acrescido de matemática | Paula Sofia Nunes, Paulo Martins & Paula Catarino (CIDTFF) | pp. 145-156
Aprendizagens matemáticas elementares: a mesma tarefa aplicada em dois contextos (creche e jardim-de-infância) | Ana Rita Ribeiro & Cecilia Costa (CIDTFF) | pp. 157-165
Projeto de intervenção educacional -autonomia no processo de aprendizagem: do presencial para o online | Maria Castelhano, Beatriz Rodrigo, Joana Ferreira & Daniela Pedrosa (CIDTFF) | pp. 189-201
Aprender passo a passo: uso de um dispositivo programável para desenvolver conhecimentos acerca da saúde do corpo humano no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Inês Pacheco, Pedro Rodrigues & António Barbot (CIDTFF) | pp. 211-217
O uso da análise textual discursiva para identificar categorias presentes numa universidade frente a múltiplas realidades | Marlúbia Corrêa de Paula, Gleny Terezinha Duro Guimarães, Maria Manuel Nascimento (CIDTFF) & Ana Emanuelle Campos da Silva | pp. 250-260
Reflexão sobre a leitura de histórias com história da matemática. Contributos para a aprendizagem da matemática de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico | João Eiras de Matos, Ana Paula Aires (CIDTFF) & Cecília Costa (CIDTFF) | pp. 271-279
Tratamento de uma água por alunos do 5.º ano de escolaridade| Fátima Araújo, J. Bernardino Lopes (CIDTFF), Armando A. Soares & J. Paulo Cravino (CIDTFF) | p. 291 (Resumo. Artigo completo publicado na Revista Indagatio Didactica)
Fazer matemática com música – avaliação de atitudes | Ana Silva, J. Bernardino Lopes (CIDTFF) e Cecília Costa (CIDTFF) | p. 301 (Resumo. Artigo completo publicado na Revista Indagatio Didactica)
As applets no ensino e aprendizagem da álgebra, nas aulas online | Ana Paula Gandra, Ana Paula Aires (CIDTFF), Paula Catarino (CIDTFF) | pp. 333-341
Relato de práticas de ensino de sistemasde equações lineares no ensino básico | Isabel Teixeira, Maria Manuel Nascimento (CIDTFF), Paula Catarino (CIDTFF) & Cecília Costa (CIDTFF) | pp. 355-364
Educação em ciências: relato de uma prática educativa com micro:bit ao serviço dos conteúdos curriculares | João Silva, Pedro Rodrigues & António Barbot (CIDTFF) | pp. 374-380
Ligações diretas: uma experiência com apliquetas com futuros professores | Maria Manuel Nascimento (CIDTFF), Assumpta Estrada, J. Alexandre Martins & Maria Ricart | pp. 630-638
Análise da idoneidade didática de uma narração multimodal de aulas de álgebra linear | Edson Costa Cruz, J. Paulo Cravino (CIDTFF) & J.Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp. 647-656
Análise das características da mediação do professor, recorrendo a recursos educativos digitais,e que influência ocorre no envolvimentodos alunos | Paulo Gonçalves, J. Paulo Cravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp. 676-687
Representações no ensino e aprendizagem da geometria: análise de uma narração multimodal do acervo digital da UTAD | Maria Manuela A. Teixeira, J. Paulo Cravino (CIDTFF) & J.Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp. 688-697
Uso de recurso tangível como auxílio para aprendizado de uma linguagem de programação | Silvio P. Varandas, J. PauloCravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp. 730-739
Pensamento computacional: relatos de experiências em narrações multimodais | Isabel Cruz, J. PauloCravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp.740-746
O software educativo no processo de ensino e de aprendizagem da física | Cátia Costa, J. Paulo Cravino (CIDTFF) &  J. Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp.747 (Resumo. Artigo completo publicado na Revista Indagatio Didactica)
Mediação do professor na utilização de recursos geométricos no ensino de álgebra linear | Mariluce O. Silva, J. Paulo Cravino (CIDTFF)  & J. Bernadino Lopes (CIDTFF) | pp. 748 (Resumo. Artigo completo publicado na revista Comunicações (UNIMEP))
Práticas de um professor: uma possibilidade para o ensino e aprendizagem da (etno)matemática | Nelson Alves, J. Paulo Cravino (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF) | pp. 749-758
Sequência didática EMISH “o efeito dos microrganismos na saúde humana”: da concepção à avaliação de um projeto de intervenção | Ana Salomé Carvalho & Cecília Guerra (CIDTFF) | pp. 789-794
A sequência didática “observa, percebe e age”: uma proposta para a promoção da educação sexual em ciências naturais | Inês Ferreira & Cecília Guerra (CIDTFF) | pp. 795-799

Destacamos ainda o 1º prémio para Relatos de Práticas (Comunicações) atribuído à comunicação “Fazer matemática com música – avaliação de atitudes”, da autoria de Ana Silva, J. Bernardino Lopes (CIDTFF) e Cecília Costa (CIDTFF).

O Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT2020) decorreu online entre os dias 5 e 7 de novembro, 2020. Vários investigadores do CIDTFF integraram ainda as comissões coordenadora, organizadora e científica do evento.

ver mais

– – – – –

Referência:
Lopes, J. B., Cravino, J. P., Santos, C. A., & Cruz, E. S. (Eds.) (2021). Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia: Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2021/03/VPCT2020-Atas_2021.03.11_compressed.pdf