7 abril, 2021 | 10h00 | Online

Realizam-se no próximo dia 7 de abril, pelas 10h00, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Ana Rita Salgueiro Gorgulho Baptista, com o título “Avaliação da produção escrita na disciplina de Língua Portuguesa: um estudo em contexto de formação contínua em S. Tomé e Príncipe”.

Ana Rita Gorgulho Baptista é orientada pelas investigadoras do CIDTFF, Nilza Costa (DEP, UA) & Leonor Santos (Instituto Marquês de Valle Flôr / Instituto Politécnico de Santarém).

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Resumo:

Em todos os países, a qualidade da educação tem sido uma preocupação constante e crescente, no sentido de procurar que a escola contribua para formar cidadãos críticos, ativos na sociedade e capazes de aprender ao longo da vida. Este é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que têm constituído a Agenda 2030 adotada por vários países, entre os quais São Tomé e Príncipe. Para esse contexto, a Agenda 2063 assume também grande importância, na medida em que estabelece um conjunto de objetivos para o desenvolvimento do contexto africano, atendendo às suas singularidades.Uma das metas do objetivo 4 da Agenda 2030 – Educação de qualidade – associa-a à formação contínua de professores, pois a qualidade do corpo docente tem, certamente, implicações no sucesso educativo, como se tem evidenciado em diversos estudos a nível internacional. Portugal tem sido um agente de considerável relevo no quadro de cooperação externa a São Tomé e Príncipe, que tem vindo a receber várias ações, nomeadamente na área da educação, no âmbito de protocolos estabelecidos entre os governos são-tomense e português.A literatura científica tem demostrado, também, que a avaliação pode assumir um papel fundamental nas práticas educativas, enquanto reguladora e potenciadora da aprendizagem dos alunos e da ação docente. Reconhece-se, igualmente, a importância da competência de escrita, quer para o sucesso escolar, quer para a vida em sociedade. Adicionalmente, a formação contínua (FC) constitui uma oportunidade para o desenvolvimento profissional docente. É nestes três eixos que assenta o presente estudo. O conhecimento do contexto educativo são-tomense e das necessidades formativas dos seus professores, particularmente os do ensino básico, muitos sem habilitação profissional para a docência, motivou a problemática deste estudo.Assim, o seu propósito é compreender de que modo a FC de professores de Língua Portuguesa (LP), do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), em contexto são-tomense, pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimento profissional sobre a avaliação da escrita, e seu ensino, na disciplina de LP, nomeadamente por meio de uma oficina de formação (OF). Em termos metodológicos, o estudo é de natureza predominantemente qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso. A intervenção ocorreu em duas fases: a primeira, de natureza exploratória, em que se pretendeu aprofundar o conhecimento do contexto, em geral, e da situação que se pretendia estudar, em particular, tendo sido desenvolvida no período de dezembro de 2016 a abril de 2018; a segunda, correspondendo ao estudo principal, incluiu a conceção, implementação e avaliação da OF, tendo ocorrido no período de maio de 2018 a agosto de 2020. Os participantes do estudo principal foram 19 professores são-tomenses de LP do 2.º CEB. Combinaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados (questionários, observação direta com notas de campo, análise documental, diários de bordo reflexivos, planificações, relatórios) e recorreu-se à análise de conteúdo e à análise estatística simples para a análise de dados.Os resultados, emergentes de um modelo de análise organizado em três dimensões (conceções e práticas relatadas iniciais – dimensão 1,  evolução de conceções e práticas sobre avaliação da produção escrita – dimensão 2,  fatores influenciadores da mudança – dimensão 3), indiciam que a FC contribuiu para o desenvolvimento profissional destes professores, ainda que mais evidente a nível de conceções do que de práticas, nomeadamente sobre avaliação das aprendizagens dos alunos e sobre avaliação da produção escrita. Relativamente à dimensão 1, os resultados sugerem que as práticas de avaliação e ensino da escrita não eram totalmente ausentes das aulas destes professores, mas ocorriam de modo ocasional e não programado, evidenciando desvalorização da produção da escrita e, consequentemente, da sua avaliação. Foi possível perceber, na dimensão 2, que essa evolução teve impactos diferentes nos participantes, eventualmente atendendo ao perfil diferenciado dos mesmos e, ainda, ao diferente comprometimento com a OF. Destaca-se, como evolução, o entendimento da complexidade e utilidade do processo de avaliação, a redefinição do conceito de produção escrita e o reconhecimento da necessidade de integração da avaliação no processo de ensino e de aprendizagem da escrita. Quanto à dimensão 3, identificaram-se como principais fatores influenciadores da mudança os momentos de reflexão sobre as práticas, a articulação entre teoria e prática, o feedback das formadoras sobre as práticas dos formandos, o trabalho colaborativo entre professores e entre estes e as formadoras.Atendendo à complexidade das mudanças de conceções e práticas profissionais, em particular em sistemas educativos centralizados, o estudo realizado recomenda, entre outros, a necessidade de se continuar a investir na FC de professores e a realização de um estudo de follow-up com os professores participantes na OF. 

Palavras-chave: Avaliação da produção escrita; Disciplina de Língua Portuguesa; Formação contínua de professores em São Tomé e Príncipe; Cooperação para o desenvolvimento.