13 abril, 2021 | 14h45 | Online

Realizam-se no próximo dia 13 de abril, pelas 14h45, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Gorete Cristina Marques Ribeiro, com o título “O papel da consciência metalinguística na aprendizagem do alemão língua estrangeira”.

Gorete Ribeiro é orientada pelas investigadoras Teresa Alegre (Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro) & Maria Helena Ançã (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).

ver mais | acesso à sessão pública

Resumo:

Esta tese debruça-se sobre a aprendizagem do Alemão enquanto língua estrangeira, por parte de um grupo de estudantes universitários com biografias linguísticas muito variadas e marcantes.

Através de um estudo de caso, pretendemos demonstrar como este grupo de estudantes lida com a aprendizagem de uma língua terceira, ou seja, como a consciência metalinguística se manifesta e a que estratégias de intercompreensão e de transferência interlinguística recorre para progredir na sua aprendizagem. Ao mesmo tempo, pretendemos averiguar como estes estudantes encaram o seu processo de aprendizagem de línguas estrangeiras.

Por forma a atingir os nossos objetivos, procurámos traçar a biografia linguística de estudantes que se encontravam a frequentar o primeiro ano de licenciaturas em Línguas ministradas na Universidade de Aveiro e aferir as estratégias de aprendizagem privilegiadas por estes aquando da aprendizagem de uma nova língua estrangeira, bem como a forma como a sua consciência metalinguística se manifesta.

Como conclusão do estudo, retemos que, mesmo que de forma não consciente, os estudantes que participaram no nosso estudo conseguem reconhecer e identificar as palavras e estruturas sintáticas de outras línguas estrangeiras já aprendidas, ou da língua materna, que mais se assemelham ao alemão, transferindo esse conhecimento, por forma a auxiliar-se e a progredir na sua aprendizagem. Este processo de transferência das línguas já adquiridas e/ ou aprendidas demonstra o elevado grau de consciência metalinguística destes estudantes.

Palavras-chave: consciência metalinguística, intercompreensão, transferência, língua materna, língua estrangeira, língua terceira.