Decorreu, nos dias 16 e 17 de abril de 2021, a quinta edição do Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – V ENJIE.
Organizado conjuntamente pelo Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e pelo Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação, o V ENJIE tinha como tema enquadrador “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores”.
Com um formato totalmente online, o encontro – que chegou a registar 110 participações simultâneas – tinha por objetivos colocar em rede os doutorandos e mestrandos (e seus supervisores) em Ciências da Educação, reforçar a coesão da área a nível do 3º Ciclo e dos Centro de Investigação que os sustentam cientificamente e promover o debate em torno dos trabalhos em curso, proporcionando a partilha de experiências e o enriquecimento mútuo dos percursos investigativos e formativos individuais dos seus participantes.
Para tal, contou com um programa rico e diversificado, no qual se incluíam três mesas-redondas, uma conferência, 28 sessões paralelas de comunicações (133 trabalhos) e cinco sessões de pósteres (28 trabalhos), um workshop, uma sessão de atribuição de prémios aos melhores trabalhos (três melhores comunicações e melhor poster, entre, respetivamente, 10 e 3 que foram nomeados, com base nas avaliações da revisão cega dos trabalhos submetidos) e, ainda, dois momentos “sociais”, cujo objetivo era proporcionar espaços de encontro entre os participantes, aproximando-os e promovendo o seu envolvimento e, por conseguinte, um maior sentido de coletividade num encontro inteiramente mediado pela tecnologia.
O programa, livro de resumos e trabalhos premiados podem ser consultados na página do V ENJIE, https://enjie.pt/2021/. Segue-se a disponibilização das gravações das sessões em formato webinar e a publicação do livro de atas, que se espera concluída até ao final de 2021.
O Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação é uma iniciativa dos 16 Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação do nosso país, promovido pelo seu Conselho Coordenador. Depois de uma primeira edição realizada em outubro de 2010 na Universidade de Aveiro (I ENJIE), o ENJIE tomou o seu rumo regular a partir de 2017, tendo sido organizado na Universidade do Minho, organizado conjuntamente pelo CIEC e pelo CIEd (II ENJIE), na Universidade Lusófona, com organização do CeiED (III ENJIE) e na Universidade de Évora, com organização do CIEP (IV ENJIE).
