Raquel Ramos (CIDTFF), Aida Figueiredo (CIDTFF) & Ana Coelho (IPC-ESEC) | Educação em Foco, pp. 160-197
Resumo:
O presente estudo enquadra-se na mudança que se tem assistido nos currículos internacionais, direcionada para as práticas educativas no exterior e associada à expansão, um pouco por todo o Mundo, das Forest/Nature Kindergarten. A revisão sistemática da literatura permitiu aprofundar o enquadramento teórico da tese de investigação em curso, tendo como objetivos: i) Identificar e caracterizar as principais teorias e princípios pedagógicos subjacentes às Forest/Nature Kindergarten; ii) e compreender e relacionar os conceitos affordances e risky play com a promoção de contextos exteriores de aprendizagem. Partiu-se da questão de investigação: “Quais os contributos das principais abordagens teóricas e conceitos subjacentes às Forest Kindergarten, para o desenvolvimento de práticas educativas em contextos natureza?” e através dos termos de pesquisa definidos e de critérios de inclusão e exclusão, definiu-se o corpus de análise, que se caracteriza por estudos recentes, desenvolvidos em diferentes contextos, desde a Europa, América e Oceânia. A técnica de análise de conteúdo temática permitiu identificar princípios pedagógicos, relacionados com o papel da natureza, dos atores educativos e da cultura, no processo de aprendizagem da criança e com a importância das affordances e do risky play para o desenvolvimento da criança, corroborando com autores clássicos que defendem a sua interação com o meio e o brincar livre. O estudo poderá contribuir para a valorização das Forest/Nature Kindergarten como modelos de inspiração e, consequentemente, fomentar a reflexão e questionamento por parte dos educadores, no que respeita à sua responsabilidade social e ética de criar oportunidades e experiências à criança, felizes e significativas.
Palavras-chave: Affordances. Natureza. Risky play.
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Referência:
Ramos, R., Figueiredo, A., & Coelho, A. (2021). As Forest/Nature Kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem, na Educação Pré-Escolar: uma revisão sistemática de literatura. In A. Oliveira, A. Feitosa, A. Souza, F. Martins, F. Sales, K. de Souza, & M. Feitosa (Eds.), Educação em Foco (pp. 160–197). Quipá Editora. https://doi.org/10.36599/qped-ed1.034