Ao longo de quatro meses, uma equipa do CIDTFF/Universidade de Aveiro, ao qual se junta uma docente investigadora do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Sara Diogo, será responsável pelo processo de Avaliação Externa da Reforma do Ensino Secundário em São Tomé e Príncipe (2009-2016).
Os trabalhos, coordenados por Nilza Costa, decorrerão entre março e julho de 2017, ao longo de três fases: construção do quadro de leitura da realidade, para definição do referencial de avaliação (fase 1); aproximação à realidade, para aplicação dos instrumentos construídos e recolha de dados, no terreno (fase 2); e leitura da realidade, que terá como produto final o relatório de avaliação final, onde de fará uma comparação entre o que se ambicionou alcançar e o que, efetivamente, se alcançou (fase 3).
Da equipa do CIDTFF/Departamento de Educação e Psicologia fazem parte outras cinco investigadoras, Betina Lopes, Dayse Souza, Isabel Cabrita, Manuela Gonçalves e Margarida Lucas. Ao integrar elementos de diferentes grupos de investigação, a equipa reflete a natureza multidisciplinar do trabalho a ser desenvolvido.
A avaliação das propostas foi realizada pelo Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe (MECCC), com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e do IMVF, no âmbito do Projeto Escola +, Fase II, tendo a proposta melhor classificada sido a apresentada pela Universidade de Aveiro. Os resultados foram anunciados no dia 20 de março.