Maria Helena Ançã (CIDTFF) | Educação, 44

Resumo:

A sociedade portuguesa, como as outras sociedades europeias, foi-se tornando multicultural, fenómeno que se estendeu à Escola. Neste âmbito, e partindo de contextos escolares plurais, pretendemos analisar como sete estudantes de um Mestrado em Ensino, da Universidade A, desenvolveram o seu estudo empírico em escolas do Ensino Básico (EB), onde realizaram o Estágio Pedagógico: temáticas, opções metodológicas e contributos para a Educação em Português, configurando-se o produto final deste trabalho como o Relatório de Estágio/de Mestrado. Os resultados apontam para temáticas mais próximas da diversidade linguística e cultural e menos para a reflexão sobre o Português; as opções metodológicas são de natureza qualitativa, por se tratar de investigações educativas em línguas; por fim, os estudos destacam a importância atribuída ao fator ‘língua’ pelos alunos do EB, ou seja, as suas perceções sobre as línguas (língua conhecida/desconhecida, próxima/distante) que os aproximaçam ou afastam dos alunos estrangeiros.

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Referência:
Ançã, M. H. (2021). A educação em português em contextos multiculturais: Um estudo a partir de relatórios de estágio. Educação, 44(1), e32812. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32812