2 agosto – 4 outubro, 2021 | Online

Entre 5 e 23 de julho estarão abertas as Inscrições para o Curso de (trans)Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa – Práticas Plurilíngues para uma Educação Linguística Democrática.

O Curso será realizado com o Apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFPR), do Setor de Educação, do Setor de Ciências Humanas, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras/UFPR) e do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UAveiro).

Destina-se a Professores/as de Língua Portuguesa do Ensino Básico Público Brasileiro – Municipal, Estadual e/ou Federal, das cinco regiões do país. Serão oferecidas 25 vagas, sendo 5 para cada região do país, por ordem de Inscrição no formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSel_4zyK2sPAc74N3aCnzkeCK71EHuyW0j9rWABYu5oombGfA/viewform?usp=sf_link

Até dia 30 de julho, será enviado um e-mail de confirmação, com os dados de acesso ao Curso, apenas a quem conseguiu a vaga.

Terá Início a 2 de agosto e término a 4 de outrubro de 2021. Os encontros síncronos acontecerão as Segundas-Feiras, das 8h00 às 12h00, viaUFPRAberta, e com Carga Horária de60h.

Terá direito ao Certificado – até 90 dias após o término do Curso – quem atingir 75% de presença nos encontros/atividades síncronas. Os Certificados serão expedidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, com Carga Horária de 60 horas e com a descrição do Conteúdo Programático.

ver mais

Sobre o Curso:

Este Curso faz parte da Investigação de Doutoramento intitulada: “A DIDÁTICA DO PLURILINGUISMO NA (TRANS)FORMAÇÃO DE continuada de PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO: UMA PORPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO-FORMAÇÃO”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras e com o Apoio do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

A Pesquisa é desenvolvida pelo doutorando e investigador do CIDTFF Sweder Souza (proponente deste Curso), coordenada pela investigadora Fernanda Veloso (DPTEN/UFPR) e orientada pelos investigadores Francisco Calvo del Olmo (DELEM/PPG-Letras/UFPR) e Maria Helena de Araújo e Sá (CIDTFF/UAveiro, Portugal). O Projeto foi aprovado pelo Parecer 4.266.525, CAAE: 34382620.9.0000.0102, do Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná.

O objetivo deste Curso é evidenciar como a Didática do Plurilinguismo pode contribuir para melhores práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, numa perspectiva de educação para a democracia linguística. Permitirá angariar material para analisar a apropriação desta perspectiva pelos Professores participantes, e pensar na renovação de práticas de ensino-aprendizagem.

Trata-se de um Curso organizado como pesquisa-ação-formação, no qual todo o conhecimento será construído de forma colaborativa. Espera-se, então, contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas plurilíngues e investigativas que permitam ao Professor atuar, numa lógica transformativa e emancipadora, dentro dos seus contextos de trabalho, promovendo, assim, a sua Educação Linguística.