Helena Campos (CIDTFF) & Cláudia Costa | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 1106
Resumo:
A capacidade de comunicar assume grande relevo em educação, proporcionando momentos de argumentação e discussão. Assim, torna-se fundamental fomentar um ambiente comunicativo favorável, criando oportunidades para promover o questionamento para clarificar, desafiar e avaliar, favorecendo a interação, a discussão e a negociação de significados.
O papel do professor é fulcral, pois explica, questiona, ouve e responde, regulando o discurso dos alunos, promovendo a valorização dos seus pensamentos e diálogos. A sua perspetiva, relativamente à comunicação e ao seu papel na aprendizagem da Matemática, condiciona e define a sua prática profissional.
Com o objetivo de investigar as conceções e a prática de comunicação matemática de 12 professores estagiários do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, numa perspetiva de reflexão sobre as suas práticas, estudamos o modo como usam a comunicação matemática em contexto lectivo. Qual o tipo de tarefas que implementaram na sala de aula, que hábitos escolares privilegiaram, que interações, práticas comunicativas e processos matemáticos se estabeleceram nas aulas.
A metodologia foi qualitativa, seguindo um design de estudo de caso, utilizando um inquérito por questionários, posteriormente formularam-se categorias de análise a posterior e utilizou-se o software SPSS para contabilizar e cruzar os dados recolhidos.
Concluímos que, estes jovens professores, valorizam a diversidade no modo de trabalhar e a interajuda, planificaram tarefas matemáticas desafiadoras e criativas que propiciaram a comunicação na sala de aula, incentivando e encorajando o diálogo entre os alunos e, entre estes, e o professor.