Márcia Leardine (CIDTFF), Hugo Dantas (CIDTFF) & Tomásia Nhazilo (CIDTFF) | Didática e Formação de professores: Desafios e perspectivas, pp. 86-96

Excerto da introdução:

Esta investigação em Didática apresenta como principal finalidade a nossa preocupação e necessidade de melhor compreensão da conceitualização de Didática e como decorre a aplicação deste conceito no processo de ensino aprendizagem, de forma a percebermos como alunos e professores compreendam e colocam em prática os conteúdos abordados em diferentes contextos, por esta área do conhecimento. Nesse sentido, nosso objetivo era identificar qual a concepção de Didática e como se ensina e poder contribuir para o avanço nas reflexões e práticas neste campo científico, o que resultou na seguinte problematização.

“Quais significâncias e significados são atribuídos à Didática?” Qual a Didática que se pratica? Qual a que se ensina? Como o conhecimento científico é contemplado? Como se apresenta a Dimensão Política da Didática, para os sujeitos da nossa pesquisa?

É nesse contexto que está inserido o presente estudo, através do qual se pretende compreender qual a concepção de didática dos professores e dos alunos universitários em diferentes contextos: por que, como e para quê e relacionar as perspectivas, dos diferentes contextos apresentadas com o percurso da Didática como área científica nos 4 países: Angola, Brasil, Moçambique e Portugal.

ver mais

– – – – –

Referência:
Leardine, M. A., Dantas, H. L.C., & Nhazilo, T. M. (2021). Os sujeitos e atores da e na Didática: significados e significâncias. In A. G. Brandt, N. R. S. Magalhães, e F. L. G. Rodrigues da Silva (orgs.), Didática e Formação de professores: Desafios e perspectivas (pp. 86-96). Editora Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-81368-14-2.04.07.21