Tamara Valladares de Vera, doutoranda da Universidade de Santiago de Compostela, estará na Universidade de Aveiro entre 15 de setembro e 15 de dezembro, no âmbito de um estágio de doutoramento sob orientação da investigadora do CIDTFF Mónica Lourenço, para a recolha de dados sobre boas práticas em educação para a cidadania em Portugal.

Tamara Valladares de Vera é educadora social, educadora infantil e atualmente doutoranda na Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha. Tem uma bolsa de estudos FPU (Formación del Profesorado Universitario) do Ministério das Universidades do Governo espanhol e um contrato de quatro anos para desenvolver a sua tese e competências pedagógicas na referida Universidade.

O principal objetivo da sua tese de doutoramento é gerar conhecimento que permita desenvolver a área da intervenção educativa no âmbito da educação para a cidadania global, um campo em expansão que procura humanizar a atividade docente através da geração de redes entre a sociedade civil-escola e o trabalho de conteúdos e metodologias que despertam o sentido crítico e a consciência dos problemas que enfrentamos enquanto comunidade global.  A razão do seu interesse nesta área decorre do seu trabalho em contextos não formais, nomeadamente junto de entidades do terceiro sector (ONG, movimentos sociais participativos…), com os quais colabora ativamente.

Durante a sua estadia, que decorre entre 15 de setembro e 15 de dezembro de 2021, a estudante de doutoramento terá a possibilidade de formar-se e recolher dados sobre boas práticas portuguesas para posterior comparação com as recolhidas em Espanha. Este trabalho será realizado sob orientação de Mónica Lourenço, investigadora do CIDTFF e será realizado no LabELing. Durante o mesmo período a estudante irá também conhecer o trabalho desenvolvido sobre educação para o desenvolvimento e cidadania global no Centro de Estudos Africanos (CEAUP) da Universidade do Porto e no Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, bem como participar nas atividades das comunidades Sinergias ED e FOCO CG – Formar e Colaborar para a Cidadania Global.