José Paulo Cravino (CIDTFF), Tatiana Ferreira, Daniela Pedrosa (CIDTFF) & Isabel Alves | Faces do ensinar e aprender no ensino superior/ formas de ensenar y aprender en educación superior, pp. 138 – 159

Resumo:

“O Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar (OPAPSE) foi criado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2015, com o objetivo de acompanhar o percurso académico dos seus estudantes, em particular na transição do ensino secundário para o superior. Metodologicamente, é feito anualmente um levantamento sistemático dos pedidos de anulação de matrícula e das informações sobre os estudantes que não renovaram a sua matrícula em cada ano letivo, de forma a identificar possíveis casos de risco de abandono. O OPAPSE, quando consegue estabelecer contacto com o estudante, via telefone ou correio eletrónico, confirma se se trata efetivamente de uma situação de anulação de matrícula ou de não renovação de inscrição, sendo avaliada a possibilidade de reverter a decisão do estudante. Quando estas situações são confirmadas, é solicitado o preenchimento de um questionário online para tentar compreender a situação atual do estudante, as circunstâncias e as razões da sua decisão, e as suas intenções sobre um possível regresso ao Ensino Superior e à UTAD.

Neste trabalho apresentam-se dados dos últimos três anos letivos relativos às anulações de matrícula e às não renovações de inscrição, recolhidos através dos requerimentos de anulação de matrícula e dos questionários online. Discutimos os motivos e as decisões reportados pelos estudantes. Explicamos ainda as estratégias utilizadas pelo OPAPSE no acompanhamento de casos específicos que necessitem de apoio da própria instituição e dos serviços disponíveis, nomeadamente: Serviços de Ação Social, Apoio Psicológico, Programa de Tutoria e Programa de Mentoria.”

ver mais

– – – – –

Referência:
Cravino, J., Ferreira, T., Pedrosa, D., & Alves. I. (2021). Monitorização e acompanhamento de estudantes na transição para o Ensino Superior na UTAD. In E. Chaleta, A. Ferreira and J. Beltrán, (orgs), Faces do ensinar e aprender no ensino superior/ formas de ensenar y aprender en educación superior (Colección Monografies & Aproximacions, 31, pp. 138 – 159). Instituto de Creatividad e Innovacion’s Educativas de la Universitat de València. https://roderic.uv.es/handle/10550/80458