Sónia Raposo, Maria M. Nascimento (CIDTFF), Cecília Costa (CIDTFF), María Gea | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 1533

Resumo:

Este trabalho  descreve  as  tarefas  com  tecnologia  inseridas  na  investigação  no  âmbito  do  Doutoramento de Didática das Ciências e Tecnologia, Especialidade de Didática de Ciências Matemáticas, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Probabilidades, probabilidades condicionadas, o teorema da probabilidade total e a fórmula de Bayes são os conteúdos do tópico de Probabilidades, incluídas Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS do 11.º ano), que foram selecionados para a investigação. A investigação doutoral tem como marco teórico o enfoque ontosemiótico que recorre ao conceito de conflito semiótico para categorizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Estes conflitos na aprendizagem dos conceitos de probabilidade já foram discutidas em várias investigações e, com base neles, foi elaborado um questionário para os detetar nos alunos portugueses da MACS e da Matemática (12.º ano).  No sentido de ultrapassar as dificuldades detetadas optou-se por elaborar um conjunto de tarefas com tecnologia. O tipo de tarefas apresentadas pelo professor aos alunos irá influenciar o seu desempenho. O professor deve possibilitar aos alunos oportunidades de explorarem questões e ideias que envolvam o pensamento estatístico, em particular os aspetos associados ao tópico de Probabilidades. Assim, espera-se que tarefas usando as apliquetas (applets) proporcionem aos alunos uma experiência diferente nas aulas deste tópico. Neste trabalho, apresentamos a planificação de uma intervenção didática recorrendo a tarefas delineadas com base os conflitos semióticos detetados.