Caio Mário Guimarães Alcântara (CIDTFF), Maria João Loureiro (CIDTFF) & Ronaldo Nunes Linhares | Estudos em Avaliação Educacional, 32, e07560
Resumo:
Apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre a Avaliação como Aprendizagem (AcA), modelo no qual o aluno torna-se o centro da avaliação do próprio percurso de aprendizagem. A revisão considera os procedimentos de Cardoso, Alarcão e Celorico (2010) e Faria (2016). Foi estabelecido um protocolo para seleção de um corpus de 11 artigos. A pesquisa teve dois objetivos: mapear a produção acadêmica sobre a AcA, considerando período de surgimento do conceito, estudos publicados até o presente, autores de referência e revistas em que os artigos foram publicados; e analisar a conceptualização da AcA dos autores de referência. Infere-se que AcA é um conceito recente e que os estudos relacionados têm sido publicados sobretudo na última década, centrados no ensino básico.
– – – – –
Referência:
Alcântara, C. M. G., Loureiro, M. J., & Linhares, R. N. (2021). Avaliação como aprendizagem: conceptualização e mapeamento de estudos. Estudos em Avaliação Educacional, 32, e07560. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7560