O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança, em parceria com a FCT, a edição 2022 do Concurso de Investigação Social, um concurso aberto e competitivo que tem como objetivo apoiar projetos de investigação social de excelência focados em Espanha e/ou Portugal, que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios societais atuais e emergentes.
O concurso prevê um apoio de até €100,000 por projeto, tendo cada projeto a duração máxima de 24 meses.
Constituem critérios de elegibilidade:
1. Do projeto:
– Recorrer a métodos quantitativos (utilizando dados já existentes, novos dados gerados no âmbito do projeto e/ou novas formas de dados).
– Possuir um carácter inovador (em termos da metodologia proposta, da produção ou uso de dados, do desafio Societal em foco).
– Focar em desafios Societais relevantes em Portugal e/ou Espanha.
– Estar enquadrado nas Ciências Sociais e Humanidades e ter uma orientação socially-driven.
– Prever o envolvimento do público numa lógica bidirecional, envolvendo skateholders não académicos como parceiros desde o início.
2. Do(a) investigador(a) responsável:
– Exercer a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos, designadamente universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal.
– Nos últimos 5 anos antes do encerramento do concurso, ter pelo menos 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) da Web of Science (Social Science Citation Index (SSCI) e Science Citation Index Expanded (SCIE)).
– Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas (isto é, grau atribuído antes de 24 de janeiro de 2020).
NB: Os períodos acima referidos podem ser prolongados a pedido, mediante justificação e enquadramento numa das seguintes situações: doença ou acidente, licença de parentalidade, licença para assistência a familiares. Aplicam-se restrições à submissão de propostas em edições subsequentes da call em caso de avaliações negativas.
3. Da entidade de acolhimento:
– Ser uma organização sem fins lucrativos, designadamente universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal.
– Estar legalmente vinculada ao investigador responsável, caso o projeto seja aprovado e durante toda a sua duração.
– Não serão apoiadas propostas que consistam em revisões de literatura, em abordagens estritamente teóricas, na construção de cursos ou materiais, entre outros (ver ponto 3.6 do regulamento para lista completa).
A submissão de candidaturas decorre online, em duas fases:
1.ª fase: 10 a 25 de janeiro de 2022 (13h GMT)
– Resumo descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores, em formato anónimo (3 páginas).
– Declaração da entidade de acolhimento.
2.ª fase (mediante aprovação na 2.ª fase/convite): março a 26 de abril de 2022 (13h GMT)
– Proposta completa contendo informação detalhada sobre o projeto, orçamento e metodologia, em formato anónimo (15 páginas).
– Documento descritivo da experiência em investigação do investigador responsável, equipa e entidade de acolhimento (1 página).
– Documento descritivo da experiência nos setores social e público do investigador responsável, equipa e entidade de acolhimento (1 página).
– As propostas devem ser redigidas em inglês, respeitando os templates disponibilizados.
Informações completas podem ser consultadas na página do concurso.
