Decorre já na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, mais uma palestra da nossa edição do UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA.
Nesta palestra, dedicada à temática da Psicologia, a Mestre Beatriz Oliveira irá abordar a temática do seu projeto de Doutoramento “Novas ferramentas de deteção de mentiras: A importância da carga cognitiva e da análise do discurso”.
Resumo: Desenvolvemos um sistema de codificação criado especialmente para analisar o discurso dos entrevistados sob diferentes níveis de carga cognitiva. O objetivo principal foi estudar as diferenças entre mentirosos e inocentes após i) uma entrevista de recolha de informação e
- ii) uma entrevista de recolha de informação realizada simultaneamente com uma tarefa de Stroop emocional computorizada. Os resultados mostram que a tarefa secundária aumentou o esforço mental tanto em inocentes como em mentirosos, sendo que ambos os grupos demonstraram sinais de esforço cognitivo. Assim, para discriminar mentirosos e inocentes é preciso ter cuidado com a quantidade de carga cognitiva imposta nas entrevistas de deteção de mentiras. O sistema de codificação desenvolvido foi capaz de identificar diferenças entre mentirosos e inocentes relativamente a detalhes relacionados com a lista – ação, detalhes relacionados com a lista – intenção e hesitações.
A palestra decorrerá entre as 14:00 e as 15:00h no Auditório 5.2.22 do Departamento de Educação e Psicologia.
A participação é aberta a toda a comunidade académica e a todos a quem possa suscitar interesse, gratuita e não carece de inscrição prévia.