O livro “Portas que o digital abriu na investigação em educação”, organizado por Ana Nobre, Ana Mouraz e Marina Duarte da Universidade Aberta, conta com vários contributos de investigadores do CIDTFF.
O capítulo “O digital na investigação qualitativa em educação” (pp. 15-38), pelos investigadores António Moreira (CIDTFF), António Pedro Costa (CIDTFF), Katia Alexandra de Godoi e Silva e Grzegorz Bryda, aborda os impactos da tecnologia e novas formas de realizar análise qualitativa, fazendo uma breve história dos softwares de apoio à análise qualitativa de dados e sua evolução e implicações na investigação em educação.
“Acesso e gestão de megadados na investigação em educação” (pp. 68-90), da autoria de Brígida Mónica Faria, Patrícia Sá (CIDTFF) e Alexandra Oliveira, fala sobre o acesso e gestão de megadados (Big Data) na investigação em educação.
“Narrações multimodais: uma e-ferramenta ao dispor da investigação” (pp. 199-225), por J. Bernardino Lopes (CIDTFF) e M. Clara Viegas fala sobre as Narrações Multimodais (NM) e sobre o portal digital “Multimodal Narratives” (acervo e ferramenta NM) como uma e-ferramenta ao serviço da melhoria das práticas de ensino e da investigação em Educação, em particular da investigação qualitativa.
Este livro será lançado numa sessão online, dia 20 de janeiro de 2022, pelas 18h00 (Portugal), podendo ser acedida aqui (ID: 881 3900 5530).
Programa:
18h00 | Abertura e boas-vindas
Ana Nobre, Universidade Aberta/LE@D, coeditora do livro
Claúdia Neves, Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Diretora
Carla Padrel Oliveira, Universidade Aberta, Reitora (sujeita a confirmação)18h20 | Apresentação do livro
Ana Mouraz, Universidade Aberta/CIIE-FPCEUP, coeditora do livro
Vídeo “Portas que o digital abriu na investigação em educação” (5’ 01’’)
Intervenção de José Lencastre, Universidade do Minho, Professor18h40 | Apresentação dos autores
Marina Duarte, ISEP-P.Porto/CIIE-FPCEUP, coeditora do livro
Vídeo “Era uma vez…” (3’ 55’’)
Perguntas aos autores
– – – – –
Referências:
Moreira, A., Costa, A. P., e Silva, K. A. G., & Bryda, G. (2021). O digital na investigação qualitativa em educação. In A. Nobre, A. Mouraz & M. Duarte, Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp. 15-38). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.2
Faria, B. M., Sá, P., & Oliveira, A. (2021). Acesso e gestão de megadados na investigação em educação. In A. Nobre, A. Mouraz & M. Duarte, Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp. 68-90). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.4
Lopes, J. B., & Viegas, M. C. (2021). Narrações multimodais: uma e-ferramenta ao dispor da investigação. In A. Nobre, A. Mouraz & M. Duarte, Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp. 199-225). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.10