O livro “Portas que o digital abriu na investigação em educação”, organizado por Ana Nobre, Ana Mouraz e Marina Duarte da Universidade Aberta, conta com vários contributos de investigadores do CIDTFF.

O capítulo “O digital na investigação qualitativa em educação” (pp. 15-38), pelos investigadores António Moreira (CIDTFF), António Pedro Costa (CIDTFF), Katia Alexandra de Godoi e Silva e Grzegorz Bryda, aborda os impactos da tecnologia e novas formas de realizar análise qualitativa, fazendo uma breve história dos softwares de apoio à análise qualitativa de dados e sua evolução e implicações na investigação em educação.

“Acesso e gestão de megadados na investigação em educação” (pp. 68-90), da autoria de Brígida Mónica Faria, Patrícia Sá (CIDTFF) e Alexandra Oliveira, fala sobre o acesso e gestão de megadados (Big Data) na investigação em educação.

“Narrações multimodais: uma e-ferramenta ao dispor da investigação” (pp. 199-225), por J. Bernardino Lopes (CIDTFF) e M. Clara Viegas fala sobre as Narrações Multimodais (NM) e sobre o portal digital “Multimodal Narratives” (acervo e ferramenta NM) como uma e-ferramenta ao serviço da melhoria das práticas de ensino e da investigação em Educação, em particular da investigação qualitativa.

ver mais

Este livro será lançado numa sessão online, dia 20 de janeiro de 2022, pelas 18h00 (Portugal), podendo ser acedida aqui (ID: 881 3900 5530).

Programa:

18h00 | Abertura e boas-vindas
Ana Nobre, Universidade Aberta/LE@D, coeditora do livro
Claúdia Neves, Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Diretora
Carla Padrel Oliveira, Universidade Aberta, Reitora (sujeita a confirmação)

18h20 | Apresentação do livro
Ana Mouraz, Universidade Aberta/CIIE-FPCEUP, coeditora do livro
Vídeo “Portas que o digital abriu na investigação em educação” (5’ 01’’)
Intervenção de José Lencastre, Universidade do Minho, Professor

18h40 | Apresentação dos autores
Marina Duarte, ISEP-P.Porto/CIIE-FPCEUP, coeditora do livro
Vídeo “Era uma vez…” (3’ 55’’)
Perguntas aos autores

– – – – –

Referências:

Moreira, A., Costa, A. P., e Silva, K. A. G., & Bryda, G. (2021). O digital na investigação qualitativa em educação. In A. Nobre, A. Mouraz & M. Duarte, Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp. 15-38). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.2

Faria, B. M., Sá, P., & Oliveira, A. (2021). Acesso e gestão de megadados na investigação em educação. In A. Nobre, A. Mouraz & M. Duarte, Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp. 68-90). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.4

Lopes, J. B., & Viegas, M. C. (2021). Narrações multimodais: uma e-ferramenta ao dispor da investigação. In A. Nobre, A. Mouraz & M. Duarte, Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp. 199-225). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.10