Tomásia Nhazilo (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) | Ensino de L2/LE & Políticas Linguísticas, Diversidade e Interculturalidade, pp. 206-235

Resumo:

O presente trabalho é um estudo de revisão de literatura que surge da necessidade de desenvolver o quadro teórico conceptual do projeto de doutoramento sobre a diversidade linguística e cultural no ensino e aprendizagem do Português em Moçambique. O principal objetivo é de saber que conceitos e que autores são mobilizados nos estudos que se debruçam sobre a gestão da diversidade linguística no contexto de ensino e aprendizagem de uma língua de instrução exógena nos países africanos pós-colonial. O estudo é de natureza qualitativa, paradigma interpretativo e recorreu a uma combinação de dois processos rigorosos de busca de informação que se constituiu num corpora de 23 textos submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostram que: (i) os autores do corpora, têm proveniências e áreas de estudo diferentes entretanto, reconhecem que o sistema de educação formal dos contextos multilingues africanos continua preso à ideologias ex-coloniais; (ii) os conceitos, agrupados em categorias heurísticos; político e ideológicos e os que refletem teorias, modelos e paradigmas emergem em co-relação ou dualismo, o que reforça a consciência da necessidade de construção mapas teóricos sobre o uso e o significado destes conceitos sempre que relacionados com questões de diversidade em países africanos pós-coloniais.

Palavras-chave: Diversidade linguística e cultural, Língua de instrução, África.

O lançamento da obra “Ensino de L2/LE & Políticas Linguísticas, Diversidade e Interculturalidade”, que inclui este capítulo, está previsto para dia 3 de fevereiro, em formato híbrido.

– – – – –

Referência:
Nhazilo, T. M., & Araújo e Sá, M. H.. (2021). A Diversidade Linguística e o Ensino das línguas Oficiais em Contextos Pós-Coloniais. In S. Henriksen (Org.), Ensino de L2/LE & Políticas Linguísticas, Diversidade e Interculturalidade (pp. 206-235). Ethale.