28 de fevereiro, 2022 | 9h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 28 de fevereiro de 2022, pelas 9h30, na Sala de Atos Académicos do Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Patrícia Graça Cuamba, com o título “Fatores que determinam a não prossecução de estudos superiores em Moçambique: sua mitigação através da educação à distância”.
Patrícia Cuamba é orientada por António Moreira (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro) e Ana Carla Miguéis Amaro (DigiMedia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro).
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Resumo:
O estudo realizado com alunos da 12ª classe, em dez distritos de Moçambique e igual número de escolas pretendeu identificar as razões que levavam esses alunos a não prosseguirem os estudos superiores após a conclusão daquele nível e/ou equivalente. Em cada distrito de estudo, selecionou-se uma escola, e depois uma turma, de forma aleatória. Nesses distritos, havia colaboradores para administrarem os questionários e os devolverem com respostas. Designam-se colaboradores, neste estudo, os sujeitos que operacionalizaram o trabalho de campo. A sua integração no estudo deveu-se à dificuldade da investigadora em se fazer presente nesses distritos, dada a dimensão do país, a questões logísticas e ao tempo. Para a interação com esses colaboradores foram utilizados seus endereços eletrónicos e telefónicos. Esse estudo, de natureza qualitativa, foi fundado num paradigma descritivo.
Para a recolha de dados foram distribuídos 500 questionários autoadministrados e obtidas 416 respostas. Foram também realizadas cinco entrevistas com informantes-chave por chamada telefónica com gravação.
Para a análise dos dados provenientes dos questionários foi utilizado o sotfware estatístico SPSS e para os dados das entrevistas a análise de conteúdo com base na adaptação das fases eleitas por Laurence Bardin (2018). Os resultados da investigação indiciam que na origem do fenómeno em estudo estão motivações de natureza socioeconómica, nomeadamente: baixo rendimento das famílias e, por consequência, fraco poder de compra; baixa performance escolar dos alunos; fraca exploração das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto educativo e outros fatores culturais. Parte desses resultados corroboram as conclusões de outros estudos, que estão na base do referencial teórico da presente investigação. Para a realização do estudo foram solicitadas autorizações, por sua vez autorizadas pelo Ministério da Educação, e a outros órgãos e sujeitos envolvidos no estudo.