Já se encontra disponível, em formato digital, o segundo volume da série “Temas” da coleção “Cadernos do LabELing” da autoria dos investigadores do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá (Coord.), Carolina Lourenço Simões, Pedro Valente, Ricardo Torres e Sara Santos.
Excerto da introdução:
“É face ao exposto e à premência da educação plurilingue e intercultural para a construção de sociedades que saibam lidar com os desafios decorrentes da DLC e que estejam aptas para criar espaços de compreensão entre os povos que nos propomos, no estudo que ora se apresenta, analisar e discutir os contributos de abordagens didáticas plurilingues e interculturais para a valorização de línguas e culturas nos discursos educativos. Tomando como ponto de partida esta finalidade, apresentam-se quatro revisões sistemáticas de literatura (RSL) subordinadas ao tema nuclear e aglutinador “Línguas e culturas nos discursos educativos: revisões da literatura no âmbito da educação plurilingue e intercultural”, as quais foram desenvolvidas no âmbito da disciplina de Didática e Desenvolvimento Curricular II, inserida no Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro e regida pela coordenadora desta publicação (que acompanhou estes estudos) e por Maria João Loureiro. Nestas RSL, exploram-se os seguintes subtemas: (1) políticas linguísticas educativas europeias e a conceptualização e fomentação do plurilinguismo; (2) inter-relações das imagens de línguas e culturas no contexto escolar; (3) contributos da educação em intercompreensão para a valorização de línguas e culturas; e (4) o papel do professor enquanto mediador intercultural.”
– – – – –
Referência:
Araújo e Sá, M. H., Simões, C. L., Valente, P., Torres, R., & Santos, S. (2022). Línguas e culturas nos discursos educativos: revisões da literatura no âmbito da educação plurilingue e intercultural. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/r3km-0h57