30 março, 2022 | 14h30 | Videoconferência

Realizam-se no dia 30 de março de 2022, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Domingos Bento Lupassa Simão, com o título “Avaliação como motor das aprendizagens na disciplina de educação laboral? Um estudo centrado em Escolas do Lubango em Angola”.

Domingos Simão é orientado pela investigadora Nilza Costa (CIDTFF, DEP, UA), coorientado por Simão Agostinho (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento de Educação da República de Angola – INIDE) e Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA).

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Resumo:

Partindo da literatura recente, e em consonância com legislação do sistema educativo angolano, considera-se a avaliação das aprendizagens como uma componente essencial do processo de ensino, na medida em que pode promover a qualidade das aprendizagens dos alunos. É nesta perspetiva que focalizamos a nossa investigação, centrando-a na disciplina de Educação Laboral da 9.ª classe (1º ciclo do ensino secundário) em escolas estatais da cidade do Lubango (Angola), por ser aí que temos exercido a nossa atividade profissional enquanto professor desta disciplina há 11 anos. Desta forma, teve-se em atenção duas questões de investigação principais: i) em que medida as conceções de avaliação das aprendizagens de professores e alunos do I ciclo do ESG, bem como as respetivas práticas de sala de aula, de escolas públicas do Lubango estão em consonância com perspetivas atuais (da literatura e dos normativos) sendo assim promotoras de aprendizagens dos alunos? ii) Que recomendações emergem para melhorar a avaliação das aprendizagens dos alunos, em particular na disciplina de Educação Laboral da 9.ª classe? Em função das questões de investigação, espera-se com este estudo, compreender conceções de avaliação, de professores e alunos, e, também de  práticas de avaliação dos professores, bem como a forma como estas estão articuladas entre si. Metodologicamente, o estudo assenta num paradigma interpretativo de natureza mista, recorrendo-se a uma variedade de técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados (análise documental, inquérito por questionário e entrevista, observação de aulas, análise estatística e de conteúdo).  O estudo empírico contou com uma fase mais extensiva, de caraterização de conceções tendo em conta um número alargado de escolas da cidade do Lubango, tendo-se realizado inquérito por questionário a 34 professores e também a 692 alunos. Numa segunda fase, de natureza intensiva, foram selecionadas 2 escolas e realizados estudos de caso em cada uma delas no sentido de aprofundamento da compreensão da relação entre conceções e práticas de avaliação. Das questões e objetivos de investigação aflorados acima, resultou a escrita de três artigos científicos que sustentam esta tese de doutoramento. No primeiro artigo procurou-se por via dos questionários caraterizar as conceções de professores angolanos sobre avaliação das aprendizagens (artigo 1). No segundo artigo através da aplicação de inquérito por questionários, procurou-se por via da voz dos alunos caraterizar conceções sobre avaliação das aprendizagens dos alunos, assim como práticas relatadas de professores (artigo 2). No terceiro artigo através dos estudos de caso, procurou-se fazer o mapeamento de conceções e práticas de professores (artigo 3). De uma maneira geral, e a partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que: i) as conceções dos professores se aproximam de perspetivas defendidas nos normativos e na literatura atual,  no entanto as mesmas tendem a não estar em alinhamento com práticas autorelatadas e práticas observadas, ii) as conceções dos alunos apresentam uma natureza híbrida, na medida em que integram dimensões associadas a uma perspetiva tradicional de avaliação e dimensões associadas a uma perspetiva mais atual da avaliação. Por um lado, os alunos aproximam-se da conceção da avaliação como verificação da assimilação dos conteúdos da disciplina, enfatizando assim a prespectiva tradicional. Por outro lado, os alunos inquiridos consideraram a avaliação como um processo contínuo, enfatizando assim a lógica atual de avaliação; iii) o ambiente escolar parece influenciar as conceções de avaliação dos alunos, não tendo, no entanto, sido possível estabelecer uma relação direta entre conceções e práticas de avaliação dos professores e as conceções de avaliação dos alunos, sinalizando a natureza complexa entre as mesmas. Partindo das conclusões emergentes em cada um dos estudos são apontadas diversas recomendações, destacando-se a necessidade de proceder à definição de um perfil académico e profissional para os professores de EdL, partindo da finalidade da disciplina, e da sua natureza prática e ligada ao mundo do trabalho. Importa ainda investir na formação profissional dos professores tanto inicial como contínua, sobretudo ao nível da implementação de práticas de avaliação das aprendizagens que estejam em alinhamento com as perspetivas atuais.