De que forma estão ligadas a verdade e a consequência? O que é a pós-verdade? As crises incitam ódio pelas minorias? Como lutar contra a desinformação? Qual o papel da escola e da sociedade nessa luta?

O 1.º episódio do programa Educação à Escuta, iniciativa de Comunicação de Ciência em Educação desenvolvida numa parceria entre Universidade de Aveiro e a Bertrand Editora, responde a estas e a muitas outras questões sobre as fake news, a manipulação de informação e da população e o seu impacto social e político.

Com moderação de Maria Helena Araújo e Sá, coordenadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, teve como convidados:

João Lourenço Monteiro – biólogo, comunicador de ciência e cofundador da COMCEPT; coautor da obra “Não se deixe enganar: guia de sobrevivência no mundo moderno”;

Silvia Melo-Pfeifer – professora e investigadora na Universidade de Hamburgo, Alemanha, na área da Educação em Línguas; e coordenadora do projeto europeu CoMMiTTEd;

Teresa Correia – professora de línguas no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em Aveiro; co-organiza a participação de uma turma do ensino básico na edição de 2021/2022 do “Parlamento dos Jovens” com o tema “FN: Que estratégias para combater a desinformação?”

O primeiro episódio já se encontra disponível no canal de Youtube da Bertrand Editora, e no canal do Educação à Escuta.

Cada mês, um tema diferente, um moderador diferente e também convidados diferentes. Com e para a Sociedade, a comunicação de ciência em educação promovida pelo CIDTFF chega a nível nacional:

facebook | instragram | linkedin | Grupo Bertrand Círculo

fonte: Bertrand Editora