Mariana Bento Lopes (CIDTFF) & António Moreira (CIDTFF) | Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 2(1), pp. 18-25

Resumo:

Considerando os media como um suporte de conhecimento dominante, e principal estrutura de ligação entre as sociedades, torna-se urgente orientar crianças e jovens para o consumo esclarecido de informação mediatizada e digitalizada. Em contexto escolar, a Educação para os Media é parte da estratégia delineada para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Contudo, esta só será uma estratégia de sucesso caso as escolas priorizem o módulo em questão e os professores tenham as condições necessárias para o exercício das suas funções, tais como formação e guias para o trabalho prático. Existem várias orientações internacionais e investigações portuguesas neste campo, que oferecem informação e materiais consistentes para que os professores possam, com segurança, abordar uma temática tão emergente como é o caso dos media. Este artigo propõe reunir, de forma concisa, as referências base ao nível da formação para professores, recursos de avaliação e recursos para atividades, buscando, deste modo, participar na aproximação entre os agentes de investigação e os agentes educativos.

ver mais

– – – – –

Referência:
Lopes, M. B., & Moreira, A. (2022). Educação para os Media nas escolas: referências e recursos para professores. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 2(1), 18-25. https://doi.org/10.34623/vp9v-pe30