A 1ª Reunião transnacional do projeto ERASMUS+ (KA220-SCH-BA2083C5) A-PEL, “Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital”, decorreu entre os dias 21 e 23 de março de 2022, no Rectorat de Lyon, em França.

Contou com a presença de representantes dos vários parceiros europeus do projeto: Académie de Lyon – DRAREIC, DFIE E CASNAV; GIP FIPAG, France; Université Lyon 1 Claude Bernard, France; Association DULALA, France; Universidade de Aveiro, Portugal; Rectorat de Lyon, France; Universidade Aristóteles de Salónica, Grécia; Arteveldehogeschool, Bélgica e a Região Autónoma do Vale de Aosta, Itália.

O principal objetivo deste novo projeto, com início em novembro de 2021 e término previsto em novembro de 2024, é assegurar a valorização e promoção dos perfis plurilingues dos alunos no espaço escolar, para que sejam vistos e considerados como uma riqueza e um recurso, mas também para valorizar a diversidade de línguas presentes no ambiente das crianças monolingues. A intenção é modernizar uma ferramenta existente que se revelou muito útil – o Portfólio Europeu de Línguas (PEL) – dando-lhe uma nova dimensão digital para o tornar mais acessível, sustentável, divertido e interativo.

Este projeto pretende produzir i) um guia pedagógico para sensibilizar e promover o plurilinguismo e a interculturalidade, ii) uma aplicação digital inspirada no Portefólio Europeu de Línguas implementando as recomendações do guia pedagógico, e iii) um curso de formação internacional concebido para incentivar a construção de um espaço europeu de educação e formação através da mobilização em torno de ferramentas e preocupações comuns. Na lógica da investigação ação, é intenção dos parceiros criar e implementar atividades de formação, de disseminação e produções intelectuais baseadas em experiências de terreno e investigação.

Do CIDTFF / Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA), integram a equipa as investigadoras Rosa Maria Faneca (Coordenadora institucional), Helena Araújo e Sá, Mónica Lourenço, Margarida Marques e Susana Pinto. Do Departamento de Línguas e Culturas da UA, integram a equipa os investigadores Eugénia PereiraAbdelilah Suisse e Cláudia Ferreira.