O XPERiMENTA regressa em 2022 à Universidade de Aveiro, em formato presencial entre os dias 28 e 29 de abril, e em formato online de 1 a 3 de junho.

Em formato presencial, o XPERiMENTA dará acesso aos estudantes dos vários níveis do ensino básico e secundário a workshops, visitas, shows de ciência e experiências, realizados em vários laboratórios e salas da UA.

Entre as atividades, damos a conhecer as 5 que serão dinamizadas ao nível do Departamento de Educação e Psicologia por investigadoras do CIDTFF:

Xperimenta com o EduPARK no campus da UA | Rita Rodrigues (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF), Teresa Neto (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF) & Sofia Ribeiro
28 abril | 10h30 | Ponto de encontro: entrada principal do Departamento de Educação e Psicologia | Local da atividade: ao ar livre no campus da UA
Com esta atividade pretende-se que os participantes (alunos do 3º ciclo do ensino básico) fiquem mais sensibilizados para a necessidade de uma mudança de atitudes de conservação da natureza e que aprendam de forma divertida, fazendo associações do espaço natural da Universidade de Aveiro com conteúdos curriculares, enquanto passeiam no Campus. Para esse fim, usarão o jogo da app EduPARK intitulado “Xperimenta com o EduPARK”, com 10 questões interdisciplinares de escolha múltipla que envolvem Matemática, Biologia, Geologia, História, Educação Ambiental e algumas curiosidades do Campus da Universidade de Aveiro. As questões estarão articuladas com Realidade Aumentada e com recursos multimédia (animações em formato vídeo e imagem). Assim, estes conteúdos em Realidade Aumentada captam a atenção dos alunos disponibilizando, não só informações que complementam a realidade observável em locais específicos do Campus, como também informações sobre fenómenos não observáveis no momento e local. O jogo foi desenvolvido para ser jogado em grupos com os dispositivos móveis do projeto EduPARK e tem a duração aproximada de 30 minutos. No final haverá entrega de prémios, prevendo-se que a duração total da atividade seja de 45 minutos.
Espelho meu, espelho meu.. em que línguas habito eu? | Mónica Lourenço (CIDTFF) & Sara Santos (CIDTFF)
28 abril | 10h30 | Local da atividade: 5.2.53
Este atelier tem como principais objetivos consciencializar os alunos do ensino secundário do seu próprio repertório linguístico, bem como dos seus colegas de turma; promover atitudes de respeito por e valorização da diversidade linguística e cultural; estimular a reflexão sobre a importância da paisagem linguística na construção e vivência das/nas cidades; e desenvolver competências tecnológicas através da criação de um jogo que visa sensibilizar à diversidade linguística e cultural no contexto urbano. Em linha com estes objetivos, os alunos realizarão várias atividades, entre as quais se destacam: a construção de um postal com a biografia linguística individual, utilizando o Canva; e a criação, em grupo, de questões de resposta múltipla para um jogo sobre a paisagem linguística da sua cidade, utilizando o Kahoot ou a LoCALL App.
Vamos descobrir o kamishibai plurilingue | Rosa Faneca (CIDTFF), Mariana Martins & Inês Silva
28 abril, 2022 | 10h30 / 11h30 / 14h00 / 15h00 | Ponto de encontro: entrada principal do Departamento de Educação e Psicologia | Local da atividade: 5.3.5
Acompanhados por um monitor científico, os estudantes vão descobrir um projeto educativo de criação de narrativas plurilingues no formato de kamishibai plurilingue. Os estudantes poderão vizualizar dois kamishibais digitais, duas histórias em formato kamishibai,conhecer as potencialidades do recurso e explorar as línguas presentes nas narrativas plurilingues.O principal objetivo desta atividade é dar a conhecer projetos europeus desenvolvidos no Departamento de Educação e Psicologia, na área da Educação.
Língua(s): para que vos quero? | Susana Pinto (CIDTFF) & Ana Raquel Simões (CIDTFF)
28 abril | 11h30 | Ponto de encontro: entrada principal do Departamento de Educação e Psicologia | Local da atividade: 5.3.10
“O Atelier Língua(s): para que vos quero?”, direcionado para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, tem como principais objetivos levar os alunos a:

– sensibilizar-se para a diversidade linguística e cultural;
– refletir sobre a importância da preservação das línguas e das culturas, relacionando a extinção de línguas com a extinção biológica;
– refletir sobre o conceito de língua materna e a sua relação com a construção da própria identidade;
– desenvolver competências metalinguísticas através da comparação entre línguas;
– consciencializar-se acerca do português enquanto língua pluricêntrica.

Neste sentido, as atividades assentarão no diálogo constante partindo de alguns conceitos-chave tais como: língua materna, língua oficial, língua nacional, língua regional, língua minoritária, língua pluricêntrica, vitalidade/extinção linguística (…). Para além disso, o Atelier integrará atividades de contacto com diferentes línguas.”
UA Informa sobre Sustentabilidade no Campus | Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF) & Filomena Guimarães
29 abril | 10h30 | Ponto de encontro: entrada principal do Departamento de Educação e Psicologia | Local da atividade: ao ar livre no campus da UA
Os alunos vão participar num peddy paper, que lhes propõe visitar vários pontos do Campus da Universidade e testarem os seus conhecimentos em relação à Sustentabilidade. Terão também oportunidade de aprender um pouco mais sobre os resíduos, mobilidade, água, eventos, energia, alimentação, papel e plástico ao consultar a informação disponibilizada na subweb UA Informa, através de QR codes estrategicamente localizados no Campus. No final haverá lugar à distribuição de certificados para todos os participantes e prémios para os grupos com melhor desempenho. A atividade terá a duração de 30 a 45 minutos.