Eduardo Ravagni, Professor Doutor, Adjunto 4, do quadro docente permanente, da Universidade de Brasília realizará o seu projeto de pós-doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, junto ao Professor Doutor Rui Neves, investigador do CIDTFF.
Segue-se informação fornecida por Eduardo Ravagni:
Percurso
Com o interesse direcionado para aquilo que recentemente se agrupa sob a rubrica do Espaço Inclusivo, meu percurso acadêmico-científico, em seu início, passou pelas áreas de Fisioterapia, e de Terapia Ocupacional, desde os fundamentos do trabalho terapêutico até as especificidades da abordagem psicomotora no cuidado de crianças com necessidades especificas, e pelas áreas de Pedagogia e de Educação Física, pontuando os aspetos psicomotores da intervenção associada a união: saúde-educação. Como Coordenador do Curso de Fisioterapia da UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, pude indicar o paradigma da formação crítica dos futuros profissionais, introduzindo o indispensável diálogo entre a formação técnica, a formação humanística e a reflexão sobre os processos de inserção social inclusiva.
Doutorado na Universidade de Brasília, UnB, nas Ciências da Saúde, o foco de minhas investigações foram os componentes psigenéticos e socioculturais que desvelam ao corpo e a sexualidade humana, com o foco nos estudos de Merleau Ponty, de Martin Heidegger e da abordagem centrada na Pessoa e Psicogenética Walloniana.
O diálogo com tais mestres, materializou um projeto de revisão dos conceitos sobre o processo inclusivo por meio da consideração do corpo como um sujeito de linguagens, registros e sinais que capacitam a elaboração da imagem de si, da consciência corporal, do esquema corporal, e indubitavelmente, do espaço cognitivo, dos educandos com necessidades educacionais específicas. Permitindo considerações, de um lado, sobre o preconceito de que são alvo esta categoria de sujeitos e, de outro, sobre sua conduta psicomotora que desvela tanto o cultivo do diálogo com os conceitos desenvolvidos por Henri Wallon, como também com as ideias de outros pensadores a exemplo de Urie Bronfrenbrenner, Harry Pross, Ivan Bystrina e muitos outros.
Os cursos ministrados como professor convidado em diversos eventos científicos e em algumas universidades, demonstraram como a expansão dos enfoques investigativos das Ciências da Educação e da Saúde pode desenvolver novas habilidades para as velhas habilitações e abrir novas perspectivas e novas capacidades profissionais.
Enfoques
Alguns novos enfoques vêm se desenvolvendo nas últimas décadas sob o guarda-chuva do Processo Inclusivo, advindos do diálogo transdisciplinar com áreas adjacentes. A alguns desses novos enfoques tenho dedicado minha pesquisa nas últimas décadas:
– Princípios nos processos de Integração e de Inclusão;
– Importância do Corpo na Educação;
– Ontogênese e Filogênese do Desenvolvimento Humano;
– Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem;
– O Fazer Ético na Educação e na Saúde;
– As funções culturais das relações mediáticas no desempenho psicomotor infantil;
– Corpo e Cultura no processo ensino-aprendizagem;
– Estilos de aprendizagem no viés do desenvolvimento psicomotor infantil.
Proposta de estudo pós-doutoral junto ao Departamento de Psicologia/Educação da Universidade de Aveiro
Nas últimas décadas, o tema da inclusão escolar tem sido abordado em relação a diferentes paradigmas conceituais e metodológicos, no viés do respeito a diferença e a diversidade, principais características do ser humano.
As diversas formas de exclusão social, bem como as mudanças na forma de seu combate, têm transformado a noção de igualdade e diversidade, mediante diversos enfoques nos quais o da educação ocupa espaço de suma importância.
Fala-se muito em inclusão sem que se tenha o cuidado de entender que para incluir é necessário compreender as múltiplas formas de exclusão que permeiam o nosso cotidiano. Sobretudo no que diz respeito a formação daqueles que, direta ou indiretamente, se ocupam da formação cidadã da criança, nos primeiros anos da alfabetização, nas séries iniciais do ensino fundamental e/ou primário.
Problema da investigação
A investigação relacionada ao projeto de pós-doutoramento, visa desvelar de que forma e mediante que parâmetros se processa o tema da inclusão na formação de formadores, em Portugal.
Isto é, que disciplinas e estágios são ofertados, ao aluno matriculado no curso de formação em pedagogia e/ou educação, em Portugal, que capacitem a sua compreensão e possível intervenção, no espaço dos problemas associados ao educando com necessidades educacionais especificas?
E ainda, que Leis ou Decretos regulamentam a formação do educador, em Portugal, que deverá, indubitavelmente, ser o agente motivador no processo inclusivo?
Pressupostos teórico-metodológicos da investigação
O que se pretende pautar neste trabalho e de que forma é entendida, em Portugal, a formação do educador que, consideramos previamente, deve-se dar na graduação e não apenas na pós-graduação uma vez que precisasse compreender que os cursos de graduação devem ou deveriam visar a prática profissional daqueles que nele encontram motivações relacionadas com uma determinada função social. Além de salientar, também, que muitos sujeitos não possuem recursos materiais adequados, que permitam permanecer durante longos períodos da sua vida almejando uma capacitação adequada para poder trabalha naquilo que eles vislumbram como profissão. Posicionamento que orienta este estudo de caso por meio de uma linha de corte nos processos relacionados a formação dos formadores em Portugal, isto é, dos educadores e, de forma pontual, em relação a educação inclusiva uma vez que investigar e compreender a educação inclusiva é a tarefa central do meu projeto de pós-doutoramento que junto ao Professor Doutor Rui Neves realizo no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.