22 junho, 2022 | 14h00 – 15h30 | 5.3.27, Universidade de Aveiro & Online

No próximo dia 22 de junho, pelas 14h00, o EDUCA_Lab – Políticas, Avaliação e Supervisão recebe a investigadora Patrícia Silva para uma conversa intitulada “Há química entre a política e a educação?”.

O evento, aberto a todos os interessados, decorre em formato híbrido, na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e, por zoom, em: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86195935440

Resumo da sessão:

O mapa político mundial alterou-se profundamente nas últimas décadas. Pela primeira vez desde 2001, as democracias já não são a forma de governo maioritárias no mundo. Em 2010, 55% dos estados eram democráticos. Em 2021 são apenas 48%. Apenas 87 países têm hoje uma democracia eleitoral e liberal, representando 46% da população mundial.

Novas e velhas democracias atravessam um período crítico da sua existência, caracterizado pelo declínio dos níveis de confiança e participação, aumento da corrupção, insolvência pública e condicionamento dos governos democráticos, populismo e uma pandemia global. Estes processos levaram a comunidade científica a reflectir seriamente sobre as qualidades e o quadro de valores que sustentam a democracia e não apenas sobre os actores, processos e instituições que a definem e integram. A educação é aqui o pilar central, embora nem sempre visível.

Nesta sessão, procuramos discutir a importância da educação para a (re)construção das democracias e apontam-se horizontes desejáveis para o reforço deste pilar.

ver cartaz