13 de junho, 14h30 | sala de Atos Académicos 25.1.31, Reitoria da Universidade de Aveiro
No próximo dia 13 de junho, pelas 14h30, realizar-se-ão, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria (25.1.31), as provas do Programa Doutoral (3.º Ciclo) em Educação, Mariana Ribeiro Clemente com o título “Paisagem linguística urbana – o caso de Aveiro e sua relevância educativa”.
Mariana Ribeiro Clemente tem orientação científica dos investigadores do CIDTFF Filomena Martins, Rui Vieira e Ana Isabel Andrade.
Seguem o resumo e palavras-chave disponibilizados pela doutoranda.
Resumo
Apresenta-se neste estudo uma investigação sobre a paisagem linguística da cidade de Aveiro e a sua relevância educativa no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º. CEB).
A paisagem linguística é um campo de estudos em crescimento, sendo objeto de estudo de várias disciplinas, entre as quais destacamos a sociolinguística, a linguística aplicada, a semiótica, os estudos urbanos, e que se ocupa do estudo da linguagem verbal e não-verbal presente no espaço público urbano. Enquadrado na natureza metodológica mista e reunindo características da modalidade investigação e desenvolvimento, este estudo teve dois objetivos principais: primeiro, o de conhecer o multilinguismo manifestado na paisagem linguística de Aveiro, tendo-se desenvolvido para tal um estudo de caso; segundo, compreender a relevância educativa desta paisagem linguística quando inserida no currículo do 1.º CEB. Para conduzir o estudo da paisagem linguística no plano sociolinguístico fez-se um levantamento fotográfico documental da paisagem linguística de Aveiro e procedeu-se a uma análise de conteúdo e a uma análise de discurso semiótica das fotografias, tendo-se recorrido também a entrevistas a proprietários de espaços comerciais e a representantes do poder local. As entrevistas foram também analisadas seguindo uma análise de conteúdo. No plano da educação, concebeu-se, implementou-se e validou-se um recurso educativo destinado a professores do 1.º CEB, o Guião Didático “Paisagem linguística na cidade”. No âmbito da implementação e validação do Guião Didático recorreu-se a uma sessão de focus group, à observação de aulas, a folhas de notas reflexivas e a questionários aplicados aos professores dos diferentes anos de escolaridade que colaboraram no estudo.
Os dados recolhidos permitiram caracterizar a paisagem linguística aveirense, mostrando uma paisagem multilingue, onde o inglês surge como a língua prevalecente entre as 21 línguas encontradas. No campo da educação, constatou-se que o Guião Didático “Paisagem linguística na cidade” foi reconhecido como um instrumento educativo adequado às necessidades dos professores do 1.º CEB que o descreveram como uma ferramenta inovadora e interdisciplinar.
Este estudo veio apresentar algumas pistas e dimensões relacionadas com a didatização da paisagem linguística no contexto de uma cidade portuguesa, confirmando-se o potencial e pertinência desta área para o desenvolvimento de nova investigação.
Palavras-chave: Paisagem linguística, cidade, multilinguismo, interdisciplinaridade, educação