Já se encontra disponível o 4º episódio da iniciativa de Comunicação de Ciência em Educação “Educação à Escuta”, intitulado “Saindo da invisibilidade – As crianças à conquista da cidade”, com moderação da investigadora do CIDTFF, Manuela Gonçalves, e que recebe:

– Ana Cristina Pereira, autora do livro «Mulheres da Minha Ilha, Mulheres do Meu País»,

– Sandra Alves, Coordenadora da Casa da Esquina,

– e Rosa Madeira, Investigadora do CIDTFF e Especialista em Educação Social e Intervenção Comunitária, para uma conversa sobre as crianças como cidadãs, os seus direitos, incluindo o de participação e de cidadania, e o desenvolvimento da sociologia da infância.

Este episódio pretende debater a invisibilidade das crianças na cidade, levantando as questões:

Mas… que invisibilidade é esta? Estão ou não as crianças na cidade, enquanto espaço público, incluídas na agenda social, de envolvimento e de entrosamento entre diferentes grupos sociais, culturais, políticos e geracionais? Podem as crianças fazer ouvir a sua voz? E é a voz das crianças substituída pelos adultos ou adiada para a maioridade, retirando-lhes visibilidade social ou política?

Educação à Escuta é uma iniciativa desenvolvida numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a Bertrand Editora, coordenada pela investigadora do CIDTFF Susana Ambrósio no âmbito do projeto de Investigação SKG_ON | Science Communication within the Smart Knowledge Garden: enhancing Outreach in Education and Networking to foster the sustainability of CIDTFF’s research.

O quarto episódio já se encontra disponível no canal de Youtube da Bertrand Editora.