O projeto EduPARK* participou na UA Open Campus 2017 com a atividade “Vem experimentar a aplicação móvel em Realidade Aumentada do projeto EduPARK”. A aplicação é um jogo interativo, tipo quiz interdisciplinar, com realidade aumentada (RA), assente em princípios de Geocaching, que se destina a ser explorada no Parque Infante D. Pedro.

Foram realizadas duas sessões no dia 10 de maio, com 23 alunos de escolas de Ermesinde, Felgueiras e Manteigas. Os participantes formaram grupos para testar a mais recente versão da aplicação do EduPARK, como se estivessem no próprio parque e já com conteúdos em realidade aumentada. Esta versão foi desenvolvida em parceria pelo projeto EduPARK e pelas alunas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB Márcia Carvalho e Ana Rita Rodrigues, que são orientandas das Professoras Doutoras Teresa Neto e Lúcia Pombo.

Os alunos participantes revelaram entusiasmo e envolvimento no jogo. No final das sessões, deram feedback em relação à relevância e usabilidade da aplicação, como ilustram os seguintes comentários: “É uma aplicação interessante e penso que promove a aprendizagem de maneira diferente entre os mais novos.“; “É uma aplicação interessante e muito útil no âmbito escolar do ensino básico.”; “A aplicação é muito boa para uma interação diferente com o parque, mas tem alguns problemas na velocidade e reposta ao toque”. A equipa do EduPARK agradece a participação e colaboração dos alunos, e respetivos professores, e irá ter em conta os comentários deixados para introduzir melhorias na aplicação.

Mais informação sobre o projeto EduPARK e respetivas atividades está disponível no website: http://edupark.web.ua.pt/

*projeto financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-016542.