Gabriela Portugal (CIDTFF) | Humanidades & Inovação, v. 4, n. 1

 

Resumo:

A creche é um contexto educativo que, enquanto tal, tem de ter finalidades ou objetivos educativos claros, sendo indispensável a existência de um plano de aprendizagem e desenvolvimento, ou seja, um currículo que conduza a esses mesmos objetivos. Neste texto, procurar-se-á evidenciar de que modo o currículo em creche pode contribuir para que as crianças que dele usufruem desenvolvam competências essenciais a um cidadão do século XXI, aos 3 anos de idade. Nesse sentido, destacam-se características específicas de um currículo para os 0-3 anos, sublinhando a centralidade e primazia das relações, a assunção da agência e desenvolvimento holístico das crianças, o brincar e a importância da organização dos espaços e materiais; e identificam-se finalidades e objetivos educativos para o trabalho com crianças em idade de creche. Ainda, assinala-se o papel determinante de um profissional sensível, reflexivo e crítico e a importância dos serviços para as crianças entre os 0 e 3 anos de idade respeitarem e apoiarem o papel único das famílias na sua aprendizagem e desenvolvimento, defendendo-se abordagens integradas e multissetoriais nos serviços e políticas para a infância.

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